Na manhã da sexta-feira, 23, teve continuidade no Sesc Caiobá, em Matinhos, a 4.ª Convenção Empresarial da Cacileste que conta com o tema “Conectando Horizontes: Impulsionando a Inovação e o Desenvolvimento nos Negócios”, reunindo empresários, líderes e profissionais para uma experiência de aprendizado, networking e crescimento. Neste segundo dia, o evento contou com palestras de dois representantes do Governo do Estado: o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Augusto Callado Afonso, e da secretária de Estado das Cidades, Camila Mileke Scucato, algo que ocorreu após rodadas de negócios com empresários e empreendedores que participaram do evento.
O presidente da Cacileste (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Leste do Paraná), Claudemir Gibrim, destacou a relação positiva com o Governo do Estado. “A nossa federação, a Faciap, vêm desenvolvendo junto ao G7, Governo do Estado e poderes constituídos um trabalho em prol do Paraná, seja em todos os segmentos, agora com a discussão das ferrovias, concessão de pedágio, então temos que dar o apoio técnico, colaborando como sociedade civil organizada, para que tenhamos um estado pujante, com geração de emprego e riquezas e com impostos voltados em contrapartida à população”, frisa.
“Em 2024 fizemos visitas às secretarias do Governo do Estado, basicamente aquelas com mais proximidade ao setor empresarial, onde dialogamos com o Ipardes e a Secretaria de Estado das Cidades, entendendo que o planejamento que o governo desenhou para o Paraná deve ser compartilhado com todas as associações, municípios e empresários. Trouxemos para a convenção o diretor-presidente do Ipardes e a secretária das Cidades, agradecendo a eles pelo rápido atendimento e vir conosco, se deslocando de Curitiba para o evento, apresentando os seus trabalhos, o que foi realizado e o que temos à frente”, afirma Gibrim, frisando as obras de infraestrutura no litoral do Governo do Estado como a Ponte de Guaratuba, a engorda da orla em Matinhos e os avanços no Porto de Paranaguá, destacando também a atuação há cerca de dois anos entre associações comerciais e governo estadual quando ocorreu as quedas de barreiras nas estradas em direção ao litoral. “O que puder ter de infraestrutura para a comunidade, as associações comerciais com certeza estarão a favor deste tipo de desenvolvimento, com discussões que ocorrem dentro do nosso sistema, sempre buscando somar”, acrescenta.
Estado
“Nós trouxemos um diagnóstico sobre a região leste de Paraná referente ao PIB, bem como em questões de saneamento, movimento portuário e oportunidades para a região, contribuindo com a economia não só do Paraná, mas do Brasil. Trouxemos aqui aqui dados envolvendo a atividade econômica regional e as potencilidades do nosso litoral”, destaca o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Augusto Callado Afonso. Ele destacou também as investimento em infraestrutura do Governo do Estado no litoral paranaense, beneficiando o turismo e a logística do Porto de Paranaguá. “As melhorias no Porto são um exemplo disso. O Paraná está exportando bastante, escoando toda a produção que ele consegue efetivar. Além da modernidade do Porto, temos a questão da nossa orla recuperada agora, com a questão de engordamento, bem como da contenção de erosão marinha, algo que também é importante. Outro avanço é Ponte de Guaratuba, que será um corredor bastante estratégico, não só para transporte de pessoas, mas efetivando serviços de saúde e comércio na região, com movimentação de produtos que são gerados aqui no litoral. Hoje foi um dia de reflexão e de reforço desta região muito promissora que é o nosso litoral, que vêm em franco desenvolvimento”, salienta.
A secretária de Estado das Cidades, Camila Mileke Scucato, apresentou os avanços em infraestrutura que o Governo do Estado está realizando no leste do Paraná, com foco nos municípios. “A ideia é focar o que o governador sempre nos orienta a fazer, que é trazer o desenvolvimento para todos os municípios do Paraná, em especial a região leste e do litoral. É importante esses eventos, pois trazemos o que o Estado está fazendo no seu dia-a-dia, mostrando o que está acontecendo, o que está sendo feito e como a gente traz o retorno, trazendo infraestrutura para eles virem e instalar os seus comércios e empresas no município, sempre com foco na qualidade de vida da população. É uma parceria entre Estado e o setor privado em prol do desenvolvimento dos municípios. Todos os investimentos que estão acontecendo no litoral, como da engorda da orla de Matinhos, trazem o desenvolvimento, mudando a cara do litoral, trazendo ainda mais o turismo à região e desenvolvendo o litoral do Estado”, complementa.
Litoral
O presidente da Associação Comercial de Guaratuba e vice-presidente da Associação Comercial de Pontal do Paraná, Roberto Stelmacki Júnior, que realizou palestra no período da tarde com o tema “Conectando Horizontes”, destacou a importância do litoral para o Paraná e com avanços estruturais nos últimos anos. “Nós somos protagonistas e estamos no radar do Governo do Estado, basta olhar a quantidade de obras de infraestrutura que estão acontecendo no litoral. É por isso que, por exemplo, na parte da manhã de hoje o Governo do Estado esteve conosco, falando um pouco de planejamento estratégico para os próximos dois anos. Na parte da tarde, abordamos tema da convenção que é conectar horizontes, abordando um pouco da cultura associativista no estado do Paraná, falando das nossas soluções e os nossos benefícios que nós ofertamos através das associações comerciais para o empresariado em geral”, salientando, destacando também a premiação de líderes e empresários de destaque. “Afinal de contas, é um trabalho voluntário que a gente desenvolve junto às associações comerciais”, explica.
Cacileste Mulher
“Estamos na 4.ª Convenção da Cacileste e pela segunda vez no litoral. Esta é uma oportunidade incrível de fazer negócios e também aproveitar, desfrutar do nosso litoral. Eu tenho o privilégio de morar no litoral, fazer negócios aqui e também em Curitiba e Região Metropolitana. Foi realmente um evento com muita aderência, onde as pessoas estão de fato se conectando, fazendo negócios, é essa é a grande proposta”, ressalta Rossany Zappe, vice-coordenadora da Cacileste Mulher, destacando a presença de 36 municípios na região leste e reforçando a conexão entre 20 associações comerciais e empresários locais, algo que incentiva o associativismo. “A rodada de negócios foi incrível, feita pelo Sebrae, nosso grande parceiro de todas as convenções e momentos associativistas, algo que nos permite justamente fazer ainda mais as conexões”, completa.
Rodada de negócios
No início da manhã, aconteceu no ginásio do Sesc Caiobá uma rodada de negócios junto ao Sebrae com participação de empresários e lideranças. “Nós tivemos aqui um momento de conexão empresarial, onde as pessoas trocaram conhecimentos e informações, buscaram parceiros e falaram das suas empresas para outras pessoas que estiveram aqui presentes”, destaca Elaine Vidal, consultora do Sebrae, ressaltando que 180 pessoas se inscreveram em nove rodadas, passando por 23 mesas, contando sobre seus negócios e fazendo no mínimo fazendo 100 novas conexões. “Para o Sebrae é bem importante estar presente neste evento da Cacileste, porque isso consolida a parceria que nós temos entre todas as associações comerciais da Regional Leste”, completa.
“A rodada de negócios foi um momento justamente para oferecer o seu produto, seu serviço, mostrar sua cidade e quem você no sistema associativista, o que você faz pela comunidade. Qualquer atividade é bem-vinda na rodada de negócios. Agradeço ao nosso parceiro Sebrae que vem desde a terceira convenção da Cacileste nos apoiando neste sentido, apoia também as associações empresariais do nosso sistema nas rodadas dentro das cidades. Hoje nós conectamos aqui 26 associações de 35 cidades da região com 138 empresários trocando cartões e se apresentando, algo muito importante”, finaliza o presidente da Cacileste, Claudemir Gibrim.