conecte-se conosco

Eventos

32.º Festival de Inverno da UFPR terá Baile de Fandango Caiçara

Evento acontece em Antonina até o sábado, 23

Publicado

em

Foto: Divulgação/Day Luiza

O fandango caiçara foi registrado, em 2012, como Patrimônio Imaterial Brasileiro

Os grupos Mestre Zeca – Viola Afinada, Fandango Ubá, Canutilho Temperado e Fandanguará convidam para o Baile de Fandango Caiçara que acontece dentro da programação do Festival de Inverno da UFPR (Universidade Federal do Paraná), em Antonina/PR. O baile será realizado na Ademadan, localizada na Rua Sete de Setembro, n.º 316.

“O fandango caiçara foi registrado, em 2012, como Patrimônio Imaterial Brasileiro e, assim, são promovidas ações de salvaguarda para que essa manifestação cultural não se acabe. A região caiçara é uma área que vai da Baía da Babitonga em Santa Catarina até Parati, no Rio de Janeiro, com costumes, crenças, modo de pesca e culinária muito parecidos. O fandango caiçara é uma manifestação cultural que acontece em toda essa região”, divulgou a Cantarim Produtora Cultural.

O baile tradicionalmente surgiu como uma paga de mutirão, em que as comunidades se reuniam para o trabalho comunitário e colaborativo em torno da agricultura, pesca, construção de barcos e casas, entre outras atividades. O baile de fandango é dividido em modas bailadas – a chamarrita e o dom-dom – e as marcas batidas com os tamancos.

Festival de inverno

Essa é a 32.ª edição do Festival de Inverno da UFPR. Desde 1991 o evento  promove a criação de um espaço de aprendizagem, prática e reflexão crítica, apreciação e produção artística e cultural numa articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Depois de dois anos de realização on-line, em 2022 foi retomado presencialmente na cidade de Antonina. Com foco em proporcionar de forma contínua ações que beneficiam a sociedade nas cidades litorâneas, estimulando o desenvolvimento sustentável da economia criativa local, a geração de trabalho e renda, a difusão da diversidade e da produção de bens culturais.

Esse ano, o evento teve início no dia 16 e segue até o dia 23 de julho, sábado, com Atividades Formativas, Artísticas e Paralelas, a Universidade compartilha suas vivências com toda a comunidade, acessando ambientes fora de seus muros para uma experiência única através da arte e da cultura.

Com informações da Cantarim e UFPR

Em alta