conecte-se conosco

Eventos

19.º Festival do Caranguejo é iniciado em Pontal do Paraná

Evento gastronômico ocorrerá em restaurantes diversos balneários até 5 de março

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Na noite da quinta-feira, 2, ocorreu a abertura da 19.ª Festival do Caranguejo em Pontal do Paraná, algo que ocorreu na Praça Alvorada no balneário de Shangri-lá. O evento é realizado pela Prefeitura de Pontal do Paraná, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e organizado pela Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral do Paraná), com apoio do Governo do Estado, Paraná Turismo, Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre outras organizações. Em 2023, o diferencial da festividade será a ampliação, visto que ela ocorrerá em restaurantes de diversos balneários do município de 2 de fevereiro a 5 de março, com extensão para o pós-temporada de verão. 

Segundo o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gilberto Keserle, o novo formato do evento busca valorizar os comerciantes do litoral e angariar um maior fluxo de turistas  (Foto: Arquivo)

De acordo com a organização do festival, a abertura na Praça Alvorada, em Shangri-lá, também deu o pontapé inicial em um espaço expositivo para moradores e turistas, trazendo informações importantes sobre o caranguejo-uçá. “Além dos  painéis informativos sobre a espécie elaborados em parceria com a UFPR, o espaço recebeu em dezembro uma escultura de Caranguejo, obra feita pelo artista Guilherme Ferreira”, completa.

“A partir da sexta-feira, 3 , os veranistas poderão degustar a iguaria caiçara da maneira tradicional ou em pratos elaborados nos diversos restaurantes participantes. Confira a relação dos participantes no site http://festivalcaranguejopontalpr.com.br/ “, explica a organização.

Segundo o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gilberto Keserle, o novo formato do evento busca valorizar os comerciantes do litoral e angariar um maior fluxo de turistas na festa. “Pela primeira vez o Festival acontecerá por mais de 30 dias, essa ampliação de datas permitirá que mais veranistas possam aproveitar para saborear nosso caranguejo e conhecer as diferentes praias de Pontal do Paraná”, explica.

Adetur Litoral

“Seguindo os passos do Festival de Gastronomia Caiçara, a Adetur buscou organizar o Festival do Caranguejo num formato onde o protagonismo fosse direcionado para os restaurantes locais, descentralizando o evento, estendendo seus dias e dessa forma contribuindo para o desenvolvimento do turismo no Litoral do Paraná”, afirma a executiva da Adetur Litoral e turismóloga, Patrícia Assis. 

“A Adetur buscou organizar o Festival do Caranguejo num formato onde o protagonismo fosse direcionado para os restaurantes locais, descentralizando o evento, estendendo seus dias e dessa forma contribuindo para o desenvolvimento do turismo no Litoral”, afirma a executiva da Adetur Litoral e turismóloga, Patrícia Assis (Foto: Divulgação)

A executiva afirma que a Prefeitura de Pontal do Paraná é uma grande parceira da Instância de Governança Regional (Adetur Litoral). “Com isso estamos conseguindo ter uma atuação importante trabalhando as políticas públicas do Programa de Regionalização do Turismo Brasileiro (PRT)”, acrescenta.

Captura do caranguejo só pode ser artesanal

A organização do evento salienta que a pesca  do caranguejo-uçá é uma das atividades extrativas mais antigas do Brasil, sendo realizada por comunidades do litoral tradicionais em todo o País com o intuito de comercialização e consumo. “É caracterizada como uma das mais importantes pescarias dentro do setor artesanal em áreas de manguezal”, explica.

“Para garantir a sobrevivência da espécie, a captura é permitida apenas entre os dias 1 de dezembro e 14 de março (no caso do Paraná, pois o período de defeso pode variar em cada estado). Mesmo com liberação, a captura tem regras a serem cumpridas: A captura de fêmeas é totalmente proibida; Já em relação aos machos, só é permitida a captura de caranguejo-uçá com carapaça acima de 7 centímetros – os menores devem ser recolocados no mangue”, detalha. 

A captura do caranguejo só pode ser feita de maneira artesanal, ou seja, com as mãos. “É proibido o uso de qualquer tipo de ferramenta cortante – como enxadas, facões, foices, cavadeira, cortadeira e outros – produtos químicos ou armadilhas”, finaliza.

 Evento é realizado pela Prefeitura de Pontal do Paraná e organizado pela Adetur Litoral do Paraná (Arte: Prefeitura de Pontal do Paraná)

Com informações da assessoria do 19.º Festival do Caranguejo

Publicidade






Em alta