conecte-se conosco

Eventos

12.ª Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá será on-line

Dez grupos de fandango participam durante três dias de espetáculos

Publicado

em

Começa na sexta-feira, 20, a 12.ª edição da Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá. O evento é organizado pela Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur). O Fandango é uma reunião de várias danças chamadas “marcas”, que podem ser bailadas ou sapateadas. Tem-se registrada perto de trinta marcas diferentes e muitas outras existentes ainda, próprias de cada região em que se dança o fandango. Os homens batem o sapateado com tamancos, e o ritmo é entremeado de palmas.

Devido à pandemia do novo Coronavírus, o tradicional evento que acontecia na Ilha dos Valadares, será transmitido pelas redes sociais do evento oficial: https://www.facebook.com/FandangoParanagua.

As apresentações do Grupo Mandicuera, Família Domingues e Grupo Família Romão marcam o primeiro dia de festival

Ao todo, dez grupos de fandango participam durante os três dias de espetáculos que acontecem das 19h às 22h. “A organização foi realizada com representantes da cultura tradicional não só de Paranaguá, mas de outras cidades, como o grupo Bacuraú, representante do município paulistano de Ubatuba”, informou a Secultur.  

As apresentações do Grupo Mandicuera, Família Domingues e Grupo Família Romão marcam o primeiro dia de festival. Diferentes projetos contemplados através dos editais de incentivo à produção artística, Cultura na Rede ou Lei Aldir Blanc, ligados a temática caiçara serão exibidos antes das principais atrações do festival, na “Mostra Fandango na Rede”.



O secretário de Cultura e Turismo de Paranaguá, Harrison Camargo, ressaltou que celebrar a festa é mais uma oportunidade de evidenciar a cultura caiçara. “São expressões culturais que preservam um modo de vida. Os bailes são um encontro social, onde vários laços foram criados, experiências compartilhadas. O ritmo do fandango é fundamental para contar a história de um país tão vasto culturalmente, como o Brasil”, explicou Harrison Camargo.

A manifestação cultural foi considerada patrimônio cultural brasileiro desde 2012 pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O gênero une os sons de instrumentos de corda aos sapateados dos pares de dança formados nos bailes. A tradição chegou em terras brasileiras, especificamente nos litorais do Paraná e de São Paulo, a partir da chegada dos imigrantes ibéricos.

Ao todo, 10 grupos de fandango participam de 20 a 22 de agosto, das 19h às 22h

O acompanhamento do Fandango é constituído por uma ou duas violas, uma rabeca e um pandeiro. Somente os músicos cantam. O Fandango é dançado em todo litoral paranaense; começa no início da noite e só acaba ao amanhecer. “Em alguns pontos da baía de Paranaguá é dançado em cima do arroz, a fim de tirá-lo do casco. A isso se chama “fazer gambá”. O Fandango paranaense, rico em diversas expressões no Litoral do Paraná é uma das mais importantes manifestações folclóricas do estado”, relatou a secretaria.

Fandango parnanguara é um misto do fandango espanhol (dança de andamento vivo, em compasso ternário ou binário composto, cantada e sapateada ao som de guitarra e castanholas), com as danças dos nossos índios carijós.

A manifestação cultural foi considerada patrimônio cultural brasileiro desde 2012 pelo Iphan


Programação

Dia 20/08 (sexta-feira)

20h – Abertura Oficial e apresentações com: Grupo Mandicuera, Família Domingues, Grupo Mestre Romão.

Dia 21/08 (Sábado):

10h às 19h – Mostra Fandango na Rede – projetos feitos para o “Cultura na Rede” e Lei Aldir Blanc em todo território caiçara. 
20h – Apresentações com: Grupo Mestre Eugênio, Grupo Mestre Brasílio, Fandanguará, Canutilho Temperado.

Dia 22/07 (Domingo):

10h às 19h – Mostra Fandango na Rede – projetos feitos para o “Cultura na Rede” e Lei Aldir Blanc em todo território caiçara .
19h – Apresentações com: Grupo Mestre Zeca, Grupo de Fandango Bacuraú (Ubatuba), Grupo Pés de Ouro.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress