Sebrae, Aciap e Atexp realizam o evento que teve palestra inaugural com Cristiano Machado
Na noite da terça-feira, 19, foi iniciada a 1.ª Semana Empresarial de Paranaguá “Conexão Porto Cidade”, evento que está sendo organizado em uma parceria entre a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (Atexp). A programação irá até o dia 22 de novembro, com palestras e networking no período de 19 a 21, na sede da Aciap, e encerramento no Hotel Camboa. A abertura do evento contou com a palavra dos organizadores e palestra do empreendedor, consultor e professor de Marketing, Cristiano Machado, com o tema “Capital Social: O segredo das pessoas de sucesso”.
O objetivo é dar oportunidade para que comerciantes e empresários locais forneçam produtos e serviços diretamente às empresas que atuam no setor portuário de Paranaguá. Na noite da quarta-feira, 20, às 19h, o evento prosseguiu na Aciap e foi a vez do palestrante João Carlos, que conversou sobre o assunto “Inovar para superar desafios”. Daniele Amaral abordará os “Cinco passos para o sucesso” na quinta-feira, 21, também às 19h, no auditório da associação. O encerramento será às 20h de sexta-feira, 22, no Hotel Camboa, com palestra do nadador e medalhista olímpico, Thiago Pereira, quando também acontecerão rodadas de negócios entre comerciantes e empresários locais e empresas portuárias e feira de produtos artesanais do litoral.
Cerca de 120 pessoas participaram da abertura da Semana Empresarial na Aciap
Catiane dos Santos, consultora do Sebrae, celebrou a alta adesão de comerciantes, empresários e lideranças no primeiro dia do evento, que contou com um auditório lotado com cerca de 120 pessoas. "Os três primeiros dias estão sendo na Aciap, onde os participantes estão ouvindo as empresas portuárias, e no dia 22 iremos encerrar com chave de ouro a Semana Empresarial no Hotel Camboa, onde de manhã e à tarde, os empresários da cidade e do litoral poderão dialogar com as empresas do setor portuário, uma rodada de negócios", explica. De acordo com a consultora, ainda há vagas para as palestras que irão até a sexta-feira, 22, algo que pode ser feito pelo site https://www.aciap.com.br/ , assim como no telefone do Sebrae o (41) 3426-2900.
"Os três primeiros dias estão sendo na Aciap, onde os participantes estão ouvindo as empresas portuárias, e no dia 22 iremos encerrar com chave de ouro a Semana Empresarial no Hotel Camboa", ressalta a consultora do Sebrae, Catiane dos Santos
ACIAP
"É um evento inédito com uma aproximação que deveria ser uma coisa natural entre Porto e cidade. Sempre há tempo de fortalecer esta conexão. Nós da Aciap, como integrantes desta conexão, ficamos felizes em cumprir um papel importante que é proporcionar aos empresários serviços, produtos, a quem pode comprar, que são as grandes empresas do Porto. Para que isso aconteça é preciso profissionalismo e preparo e o Sebrae é um dos atores que com certeza irão colaborar. Temos a vontade, profissionalismo e a ponta principal, que são os compradores, as empresas do Porto. É uma felicidade grande que isso está ocorrendo em nossa gestão", afirma o presidente da Aciap, Eloir Martins.
"Os três primeiros dias estão sendo na Aciap, onde os participantes estão ouvindo as empresas portuárias, e no dia 22 iremos encerrar com chave de ouro a Semana Empresarial no Hotel Camboa", ressalta a consultora do Sebrae, Catiane dos Santos
Anwar Hamud, diretor da Câmara do Comércio Varejista da Aciap, destacou que os primeiros dias da Semana Empresarial foram um sucesso. "Estamos concretizando não só um evento, mas um movimento que está surgindo hoje em prol de Paranaguá, do nosso comércio e do antigo bordão 'vivo aqui, compro aqui', resgatando este bairrismo, mostrando que é possível fazer negócios com as empresas do Porto, que estão dispostas a comprar e consumir no comércio e empresariado local", explica.
"Estamos concretizando não só um evento, mas um movimento que está surgindo em prol de Paranaguá", afirma Anwar Hamud, diretor da Câmara do Comércio Varejista da Aciap
ATEXP
O diretor do Conselho de Administração da Atexp, delegado regional de Paranaguá da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), gerente do terminal da Cargill e representante da Coalizão Empresarial pelos Portos do Paraná, André Maragliano, salienta que a Semana Empresarial sela um estreitamento histórico entre Porto e cidade. "Todo mundo, entre cidadãos parnanguaras, empresas portuárias e locais, comerciantes, entre outros, pode dar o primeiro passo e isso está sendo dado agora. É algo importante, pois assim conseguimos fomentar o comércio local, comprando aqui. O fornecedor daqui pode ser tão competitivo quanto os de Campinas, São Paulo, Campo Mourão, entre outros. Temos que ajudar para que isso aconteça e estreitando esta relação estamos gerando mais renda para a cidade, emprego e qualificação dos postos de trabalho, entramos assim em um círculo virtuoso e saímos do vicioso", detalha.
André Maragliano, diretor da Atexp, delegado regional da ABTP, gerente do terminal da Cargill e representante da Coalizão Empresarial pelos Portos do Paraná, destaca que esse é um primeiro passo para coisas maiores em prol da cidade
"Isso é um primeiro passo para coisas maiores, pois assim é possível que a mão de obra mais qualificada fique aqui, não vá para Curitiba, São Paulo, etc. Os cursos que são dados aqui devem também ser voltados à atividade portuária, quem almeja salários de R$ 5, 10, 15, 30, 50, a 60 mil, essas remunerações estão aqui, mas existe um estudo que mais de 90% da mão de obra que recebe esses salários é de fora. Temos que mudar esta realidade, com um objetivo de profissionalizar Paranaguá como um todo, uma cidade com o segundo maior e melhor Porto do Brasil não pode deixar de aproveitar a oportunidade de ter um município ainda mais forte e pujante", afirma Maragliano.
"Com esta aproximação, isso gerará mais empregos, segurança aos empreendedores para inovar e crescer cada vez mais", explica o gerente administrativo da Atexp, Juliano Mickus
O gerente administrativo da Atexp, Juliano Mickus, ressaltou que o evento é significativo para as empresas portuárias, comerciantes locais e para a sociedade. "Esta conexão possui muito futuro e prosperidade. Deixamos claro a todos os comerciantes e empresários parnanguaras, que existem oportunidades, tanto para empresas quanto para eles, que podem entender as necessidades do setor privado portuário, algo que somatiza ganhos para ambas as partes. Naturalmente, com esta aproximação, isso gerará mais empregos, segurança aos empreendedores para inovar e crescer cada vez mais", explica.
PRIMEIRO PALESTRANTE
Primeiro palestrante do evento foi Cristiano Machado, que abordou a importância do capital social como chave do sucesso
Cristiano Machado foi o primeiro palestrante do evento na noite de terça-feira, 19, e abordou junto aos participantes a importância do capital social, que é o relacionamento construtivo entre pessoas. "Falei a respeito da parte de negócios. Ele deve ser criado, melhorado e cultivado de forma simples, mas com muito trabalho, ajudando as pessoas, pois se eu ajudo alguém, a pessoa vai querer me ajudar", explica, ressaltando que as redes sociais e Internet dos tempos atuais potencializam o capital social que é uma importante ferramenta para o sucesso.
Empresária Cristiane Ardigo, João Felipe Folquening, da Centro Sul, Bruna Romão, da Centro Sul, presidente da Câmara da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala, e colunista da Folha do Litoral News, Regina Lucia Corrêa