Com várias opções de pratos típicos da região, a 1.ª Festa do Marisco superou a expectativa dos organizadores. O evento foi realizado no Complexo Turístico e Religioso Mega Rocio de 25 de agosto a 11 de setembro com as comunidades pesqueiras na preparação dos pratos.
A secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Angela Plahtyn, avaliou a festa como positiva, em especial pela adesão do público e pela valorização da gastronomia caiçara. “A festa foi um sucesso, as comunidades pesqueiras ficaram muito contentes com os resultados, assim como nós da Secretaria de Cultura e Turismo. Fizemos a avaliação com o público que participou, entendemos que algumas coisas precisam ser readequadas, mas sabemos que o balanço foi totalmente positivo”, destacou Maria.
Culinária regional
Durante a festa, foram servidos o tradicional arroz lambe-lambe, além de paella, camarão na moranga, nhoque e camarão, lasanha de camarão, porções, strogonoff de camarão, macarrão com molho de camarão, tainha recheada, tainha parmegiana, ostras e petiscos. “A culinária local foi exaltada, permanente e isso já é uma vitória, com certeza. Além das comunidades pesqueiras terem esse momento de mostrar o que têm para que os turistas possam conhecer também os seus espaços”, ressaltou a secretária.
No dia 3 de setembro, o cozinheiro Jason Júnior, participante da edição deste ano do programa Masterchef, esteve em Paranaguá para participar da 1.ª edição da Festa do Marisco. “Foi muito gratificante estar em Paranaguá, conhecer a cidade, estar na primeira edição da Festa do Marisco, conhecer a culinária local e eu tenho certeza que se tornará tradição”, afirmou o cozinheiro.
Em um fim de semana de festa, foi registrada a movimentação de cerca de duas mil pessoas no Mega Rocio. A atração também reuniu feirantes e contou com shows de artistas locais.