A 1.ª etapa do Festival Vela & Motor, organizado pela Federação de latismo do Paraná aconteceu, no sábado, 29, na Ilha do Mel e contou com a participação de 24 veleiros de oceano, de 19 e 36 pés. A largada aconteceu às 13h, próximo à Ponta Oeste, com vento sudeste rondando para leste e uma correnteza enchente, fator que aumentou a dificuldade do percurso.
O trajeto levou os competidores até a Ponta Sul da Ilha das Peças. Após a marcação da boia, os veleiros armaram as velas balão e seguiram com vento de popa e correnteza favorável, contornando novamente a Ponta Oeste e cruzando a linha de chegada no trapiche de Nova Brasília. Após a prova, as embarcações se reuniram na região do Bananal.

- Abril inicia com calor e possibilidade de chuvas no litoral do Paraná
- Parnanguara Emilly Marcondes brilha na final e Brasil conquista a Copa América de Futsal Feminino
Na cerimônia de premiação, foram entregues troféus para os três primeiros colocados de cada classe, além das categorias especiais:
- Fita Azul, para o primeiro barco a cruzar a linha de chegada;
- Rating, que considera o tempo corrigido conforme as características de cada modelo;
- Classes especiais, incluindo Micro19, Skipper21 e Delta36.


A Marinha do Brasil também recebeu uma homenagem com o troféu especial “Valeu”, em reconhecimento ao apoio prestado à segurança aquaviária e ao incentivo às competições náuticas.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá/SECOM