conecte-se conosco

Eventos

1.ª Audiência Pública dos Planos Mobilidade Urbana e Transporte ocorreu em Paranaguá

Evento aconteceu no Teatro Municipal Rachel Costa

Publicado

em

Na noite de quarta-feira, 29, ocorreu a 1.ª Audiência Pública dos Planos de Mobilidade e de Transporte Coletivo, em Paranaguá. O evento ocorreu no Teatro Municipal Rachel Costa e é uma das etapas do trabalho que começou em outubro de 2022 com apresentações das metas e levantamentos feitos em pontos e terminais e até dentro dos ônibus e nas ruas da cidade.

Na oportunidade, os engenheiros da empresa URBTEC fizeram suas explanações sobre o trabalho executado nos últimos meses. A ação está sendo executada pela equipe da empresa junto a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

O prefeito Marcelo Roque participou da abertura da audiência e acompanhou o evento. “Uma noite muito importante, onde a empresa URBTEC faz a sua apresentação depois de seis meses de trabalho da mobilidade urbana, uma pincelada também com relação ao transporte coletivo público e é hora também de a população deixar suas opiniões, todos os segmentos foram convidados, a cidade foi convidada para estar aqui no teatro. As pessoas podem deixar suas sugestões para que a gente possa chegar em um diagnóstico final e com o palpite de toda a população”, disse o prefeito.

O prefeito Marcelo Roque destacou a importância do evento

“Nós ainda teremos uma audiência pública específica para o transporte público coletivo, onde nós vamos ter uma nova concessão. Nós prorrogamos até que fique pronta uma nova concessão, essa mesma empresa que foi contratada para a Mobilidade Urbana, que vai nos dar também um termo de referência e vai ter a oportunidade de toda a população colocar os seus pontos, àquela população que usa o transporte no dia a dia, são eles que estão lá na ponta e será mais um dia importante”, completou.

O Plano de Mobilidade Urbana segue princípios que visam a justa distribuição dos benefícios e ônus do uso dos diferentes modos, equidade no acesso ao transporte coletivo, qualidade na prestação dos serviços e na circulação, acessibilidade universal, entre outros. A população acompanhou a audiência de maneira presencial e on-line, através do canal no YouTube da Prefeitura de Paranaguá.

Gustavo Taniguchi é engenheiro e coordenador da URBTEC para o Plano de Mobilidade e de Transporte Coletivo de Paranaguá

Gustavo Taniguchi, engenheiro e coordenador da URBTEC, para o Plano de Mobilidade e de Transporte Coletivo de Paranaguá, explicou como o estudo foi feito e o que foi apresentado na audiência. “É um momento super importante, onde a gente vai apresentar uma fotografia de Paranaguá, de como é que está a mobilidade de Paranaguá, o que a gente identificou nesses seis meses de trabalho. Fizemos a análise de 33 cruzamentos do município, identificando quais os tipos de veículos que passam, os horários, quantos porcento são carros, bicicletas, motocicletas, caminhões, ônibus, etc. Também fizemos quase 100 quilômetros de levantamento das velocidades, um grande problema que aflige a população é justamente os congestionamentos e percebemos quanto tempo os parnanguaras estão perdendo nos congestionamentos e isso custa para a população e para a cidade. São essas informações que fomos a campo, coletamos e que apresentamos de forma bem sucinta, tem os relatórios disponíveis no site da prefeitura e que vamos usar como base para fazer as proposições, como é que ficará no futuro a mobilidade urbana em Paranaguá”, destacou o engenheiro.

O Plano de Transporte Coletivo segue as diretrizes da política tarifária, entre outras diretrizes envolvendo a contribuição dos beneficiários diretos e indiretos para custeio dos serviços, parâmetros de qualidade e quantidade, entre outras diretrizes que constam dos artigos 8º e 10º da lei 12.587/12.

“Essa é a hora em que a população tem acesso às informações acerca da mobilidade urbana do município, os levantamentos que foram realizados pela empresa contratada ao longo dos seis meses e o mais importante é que os munícipes terão o seu momento de expressar suas impressões e contribuir para que a mobilidade urbana da cidade possa ser melhorada. Então a população pode colaborar para que a gente faça um processo mais assertivo”, explicou a secretária municipal de Serviços Urbanos, Christianara Folkuenig.

A população acompanhou a audiência de maneira presencial e on-line, através do canal no YouTube da Prefeitura de Paranaguá

A empresa Urbtec, contratada para organizar os planos, iniciou o diagnóstico do cenário atual a partir de pesquisas e levantamentos existentes, realizou reuniões técnicas até chegar o dia da 1.ª Audiência Pública, ocorrida no dia 29 de março.

Em alta

plugins premium WordPress