O Projeto Verão Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, no litoral paranaense, está sendo um sucesso total, com veranistas aproveitando ao máximo cada atividade executada pelos monitores.
Além dos postos fixos em Caiobá e Matinhos, equipes itinerantes percorreram as praias de Pontal do Sul, Praia de Leste, Caieiras, Betaras, Santa Terezinha e Flórida.
Logo que os monitores chegaram nos locais e começaram a montar a estrutura para as atividades, os veranistas vão chegando e interagindo com a equipe em busca de informações sobre o projeto.
Rafael, de Cianorte, de 8 anos, comemorou cada gol no minifutebol. Dinorá Valentim, de Foz do Iguaçu, se divertiu com o frescobol: “É uma delícia, muito bom termos estas atividades enquanto estamos aqui na praia".
O veranista Tiago de Oliveira, de Assis (SP), sempre passa as férias no litoral paranaense e aprovou o projeto. “Quando vi o pessoal chegando e montando cada espaço, já chamei meus amigos e familiares e começamos a nos divertir. Muito bom, quero aproveitar o máximo com eles, são maravilhosos”, disse.
Jhonatan Correia, de Curitiba, levou o filho para brincar com os monitores e foi muita diversão: “Isso é muito bom para todos nós, não precisa ser nada faraônico, basta ter uma estrutura para que todos nós possamos nos divertir com nossos filhos, isso é formidável”, frisou.
Além das atividades esportivas e recreativas, também teve aeróbica com a presença de várias pessoas de todas as idades, que dançaram e pularam na areia com muita animação. “Muito bom poder participar de todas estas atividades. São brincadeiras que podemos participar junto com os filhos, com toda a família, isso é ótimo”, disse Cristiane Szkudlarek, de Curitiba.
De Asunción, Paraguai, Vitória Ribas curtiu muito o Projeto Verão Paraná. “Estou aqui pela primeira vez, e quero voltar outras, porque é muito divertido participar destas atividades”, completou.
As atividades incluem ginásticas, danças, recreação (todas as faixas etárias), escolinhas esportivas (diversas modalidades), atividades esportivas (vôlei, futebol, minifutebol, peteca, entre outras), torneios esportivos, jogos recreativos (brincadeiras infantis, brincadeiras com 3.ª idade, envolvimento das famílias), gincanas, orientação e promoção de atividades físicas, caminhadas, atividades artísticas e de pintura, festival de vôlei de praia, festival de peteca, festival de futevôlei e escultura na areia.
Além disso, haverá o Desafio das Estrelas, dia 15 de janeiro, com a presença de estrelas que fizeram a história do futebol paranaense, caso de Alex (ex-Coritiba e Seleção Brasileira) e do Desafio do Vôlei, com o craque Giba.
Fotos: Marcelo Flessak – SEET/Verão Paraná