conecte-se conosco

Esportes

Ultramaratonista de Paranaguá conquista segunda colocação geral na Travessia Torres Tramandaí (TTT) 2023

Luciana da Rocha percorreu 84 quilômetros em 8h27min no Litoral Norte do Rio Grande do Sul

Publicado

em

Foto: Foco Radical/Divulgação

No último sábado, 28, a ultramaratonista paranaense Luciana Beatriz Freitas da Rocha, nascida em Curitiba e criada em Paranaguá, da equipe F3 Assessoria Esportiva, conquistou a segunda colocação geral na Travessia Torres Tramandaí (TTT), prova com 84 quilômetros realizada no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A atleta obteve o tempo de 8 horas e 27 minutos. Luciana fez balanço do ótimo desempenho na categoria Feminino Ultra, salientando seu preparo, algo que incluiu ritmo intenso de treinamento em pleno Natal e Ano Novo, assim como projetando suas próximas provas, incluindo uma Seletiva para a Seleção Brasileira de Ultramaratona, a qual fez parte em 2022 e disputou o Mundial na Alemanha.

“Foram meses em ciclo de treinamento, não tive Natal e Ano Novo para aproveitar as comilanças, estava focada no meu objetivo que era correr 84 quilômetros nas praias do Rio Grande do Sul entre Torres a Tramandaí. Sabia que a prova era difícil e que colocaria minha resistência e minha mente à prova, mas com determinação e muita disciplina consegui um ótimo desempenho. Não pude treinar nas praias do Paraná por conta dos deslizamentos e desvio em meia-pista , então treinei na estrada de chão e entreguei para Deus. O que Ele me desse estaria muito feliz. Corri feliz, com sensação de dever cumprido no processo do ciclo de treinos”, ressalta Luciana.

A atleta afirmou que os diferenciais para disputar a prova durante esta época do ano estiveram na suplementação e hidratação, entre outros itens. “O clima estava muito quente, a areia dura em alguns momentos e na transição da passagem do chip havia areia fofa. Outro fator importante foi guardar energia pros 42 quilômetros finais. Ter uma boa estratégia é fundamental para ter um bom êxito. A superação foi controlar a mente em não me fazer desistir, porque o cansaço bate e você se pergunta: o que eu estou fazendo aqui? Logo vem a resposta: eu estou aqui porque eu amo correr, gosto de desafios e de me superar”, acrescenta.

Próximos desafios

Pódio da TTT disputada no último sábado, 28 (Foto: Divulgação)

Luciana da Rocha afirma que 2023 será um ano de desafios e de preparo intenso para a disputa de competições. No dia 12 de fevereiro, ela estará na Meia Maratona Sinta Vila Velha – Unimed, em Ponta Grossa. Em 25 de março a atleta parnanguara atuará no Desafio das Águas – Ultramaratona, em Pinhais, em uma prova de seis horas.

Além disso, a ultramaratonista disputará a Corrida 24 Horas – Torao Takada, em Toledo, com percurso de 100 quilômetros em 22 e 23 de abril, evento que é Seletiva para índice dos 100 quilômetros para ingressar na Seleção Brasileira de Ultramaratona na disputa do Intercontinental 2023. O desempenho de destaque de Luciana em 2022 a alçou à Seleção, com atuação inclusive em Mundial na Alemanha no ano passado. 

A atleta também disputará o Rio do Rastro Marathon – 42 quilômetros, em Santa Catarina no dia 7 de maio. 

Agradecimento

“Agradeço à minha família pela paciência com minhas ausências nos finais de semana, ao namorado Alison Serena Hoffmann que aguenta minhas ‘loucuras’ e pela paciência. Ao meu treinador Felipe Costa da Silva  que reside em Tubarão – SC e fazemos planilha on-line, assim como aos meus amigos no apoio para meus longos de 50, 55 e 60 quilômetros. Eu sei o quanto é difícil madrugar junto e estar comigo antes do sol nascer nos treinos. A gente não conquista nada sozinho, sempre temos anjos por perto pra nos socorrer”, ressalta Luciana.

“Sabia que a prova era difícil e que colocaria minha resistência e minha mente à prova, mas com determinação e muita disciplina consegui um ótimo desempenho”, ressalta a atleta (Foto: Foco Radical/Divulgação)

A atuação de destaque de Luciana, com foco e superação, gera inspiração a outras pessoas. “Quero relatar que a corrida não é um esporte solitário, encontramos pessoas que lutam por uma saúde melhor, uma mente melhor. Seus hábitos diários melhoram, você se conecta com a natureza, respira ar puro, faz amizades que são para a vida. Só tenho a agradecer a Deus por ter tido a oportunidade de encontrar a corrida pra me trazer a verdadeira felicidade. A  TTT é um aprendizado que levarei pra vida toda”, finaliza.

Como acompanhar 

A carreira de Luciana da Rocha pode ser acompanhada através das redes sociais no Instagram  @lu_runner e pelo  Facebook.

Em alta

plugins premium WordPress