Com uma grande participação de equipes e torcedores, teve início na tarde de sábado, 27, a 2.ª Copa União de Fut7, com o grande torneio de pênaltis. O evento aconteceu na Quadra do Japa, local que será realizada a competição, que tem como objetivo promover a integração e o lazer entre os praticantes do fut7 na cidade e região, além de revelar novos talentos e incentivar a prática esportiva.
O idealizador da Copa, Marcio Nascimento, o Marcio da União, enfatiza que a 2.ª edição começa mostrando o desafio dos pênaltis, e a competição terá grandes jogos. “Ver esta quadra cheia é um sentimento muito bom. É aquele sentimento gostoso de sentir que teremos uma grande competição pela frente, e assim dando este pontapé com energia positiva nesta segunda Copa União. Ver essas crianças e jovens praticando o esporte como disse é muito bom e muito gratificante. Quero também agradecer a todas as empresas e a imprensa que estão apoiando a 2.ª edição da competição”, disse Marcio, enfatizando que esta edição já mostrou a força pela participação no desafio dos pênaltis. “O sentimento é que essa edição vai superar a primeira edição, e já no próximo sábado damos inícios aos jogos da 1.ª rodada. “Aproveito para convidar a toda a população de Paranaguá e do Litoral a virem aqui na Quadra do Japa incentivarem os atletas, para que com isso eles permaneçam no esporte. Venham, ajudem e participem, pois será muito importante para todos”, completa.
O técnico da Escola PRC Litoral – Paraná Clube, Rafael Adriano dos Santos, destaca a importância da competição. “Participamos da 1.ª edição no ano passado, onde fomos campeões na categoria Sub-13, e esse ano teremos mais categorias como o 24 e 35 anos, a organização se engajou em aumentar a competição colocando mais equipes, e isso é bacana. Mas, independentemente do resultado, é um privilégio estar podendo participar com os atletas de uma competição deste porte, pois estimula os atletas, pais e escolas a poder estar participando e dando essa oportunidade para os atletas. É um privilégio e orgulho de poder estar participando de mais uma competição de alto nível em Paranaguá”, enfatiza Rafinha.
Para o técnico Luis André C. da Silva, o professor Guinho, que há anos trabalha na área, enfatiza a importância deste tipo de competição. “A interação que as crianças têm, a possibilidade desenvolver seu trabalho dos treinos e aí trazer para o jogo, enfim, só vem a agregar na vida esportiva deles, sem falar da questão social, pois assim passam longe de coisas ruins. Isso vem a contribuir com a parte de socialização e principalmente na questão de criação do cidadão”, disse o técnico da Eight Training.
O técnico do AD Big Brother, Bruno José, o popular Potira, enfatiza que vê o esporte como um meio de transformação para as crianças e adolescentes. “A gente vê o esporte como um meio de transformação seja no social como na saúde. Os atletas participando das atividades acabam deixando de lado os jogos online e contribui na formação, e gostamos de incentivá-los. Também gostaria de parabenizar o Márcio da União, o Jackson por estarem fazendo essa competição e fazendo com que o pessoal esteja se mobilizando e participando. A partir de competições como nasce o sonho de poder estar sendo revelando, mas o principal é a disciplina para o futuro, ser um cidadão de bem, mas isso todo mundo sonha, toda criança sonha, como eu já sonhei um dia, e com certeza aqui em Paranaguá tem muito talento e muita criança boa, e com certeza vamos ver estes meninos no futuro brilhando no futebol brasileiro”, enfatiza Bruno.
A 2.ª Copa União de Fut7 terá os jogos aos sábados e domingos, envolvendo várias equipes divididas em diversas categorias, sendo uma realização da Gol de Placa, e tendo como organizadores: Marcio da União, Jackson Baiano e Japa.
Campeões do Torneio de Pênaltis
Sub 7 – Eight Training
Sub 9 – Paraná
Sub 11 – Meninos da Vila
Sub 13 – Projeto 13 (Valadares)
Sub 15 – Fênix
Sub 17 – Big Brother
Sub 24 – Litoral City