conecte-se conosco

Esportes

Surfistas de destaque se reúnem na Ilha do Mel para o Eco Ilha Open 2023

Além das baterias e das premiações, houve uma ação ambiental

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Paranaguá

No último fim de semana, a Ilha do Mel foi palco de um evento imperdível para os amantes do surf. O Eco Ilha Open 2023 reuniu alguns dos principais nomes do surf nacional na competição. O evento fez parte da programação de 375 anos da cidade e contou com o apoio da Prefeitura de Paranaguá. A organização foi da Associação de Surf de Paranaguá (Aspar) com supervisão da Federação Paranaense de Surf (FPS).

Com a participação de 82 atletas de alto nível vindos de diversas regiões do país, como Ubatuba (SP), Florianópolis, Itajaí e São Francisco do Sul (SC), Torres (RS) e praias do Paraná, o campeonato proporcionou condições épicas em relação ao mar.

O evento se destacou não apenas pela competição acirrada, mas também pelo apoio à nova geração de surfistas. Alessandro do Rosário, presidente da Associação de Surf de Paranaguá (Aspar), afirmou que os jovens talentos estão bem representados no esporte, com atletas que competem em campeonatos mundiais, como Anuar Chiah, Ryan Coelho e Luara Mandeli.

Além de valorizar os jovens surfistas, o Eco Ilha Open 2023 também priorizou a igualdade de gênero. O campeonato oportunizou a participação das mulheres na arbitragem, no staff técnico e na locução. Além disso, homens e mulheres foram premiados com os mesmos valores em dinheiro, algo que nem sempre é comum em outros esportes.

O evento se destacou pelo apoio à nova geração de surfistas
Foto: Prefeitura de Paranaguá

MEIO AMBIENTE EM FOCO

Além das emocionantes baterias e premiações, o evento promoveu uma ação ambiental. Grupos de voluntários das empresas Cattalini e Rocha, juntamente com a ONG Parceiros do Mar e acadêmicos da UFPR Litoral, realizaram a limpeza da praia, coleta e separação de resíduos.

Durante aproximadamente uma hora, os voluntários recolheram cerca de 50 kg de resíduos na orla. Essa ação busca deixar um legado de conscientização ambiental e preservação, além de unir o espetáculo do surf à sustentabilidade.

O evento foi realizado na Praia de Fora. Confira os vencedores:

OPEN FEMININO:

Luara Mandelli

Gabriely Vasque

Clara Chaves

Andressa Carvalho

OPEN:

Aminandes Pamplona

Gustavo Valentim

Lucas Cainan

Anuar Chiah

UNIVERSITÁRIO:

Gustavo Valentim

Petare Reichert

Ricardo Tavares

Bryan Neves

GRAND MASTER:

Alex Lima

Fernando Júnior

Ricardo Tavares

Luiz Soares

MASTER:

Ronaldo Alves

Vicente Moser

Marcio da Veiga

Elton Jonaites

SUB12:

Gabriel Chiah

Gustavo Pires

Davi Marques

Kalani Partel

SUB14 FEMININO:

Kauanny de Souza

Isabela Aoto de Liz

Duda Vasque

Rafaela Aoto de Liz

SUB14:

Anuar Chiah

Kauã Carvalho

Gabriel Chiah

Com informações da Prefeitura de Paranaguá

Em alta