conecte-se conosco

Esportes

Sonia Gutierrez conquista vice-campeonato da Meia Maratona Ecológica de Pontal do Paraná

Corredora e educadora física destaca superação na prova que contou com 77 participantes

Publicado

em

Foto: Reprodução Pessoal/Divulgação

No último domingo, 20, aconteceu no período da manhã a Meia Maratona Ecológica de Pontal do Paraná, com percurso iniciado na beira-mar do Balneário Shangri-lá e finalizado no balneário Pontal do Sul. A corredora e educadora física de Paranaguá, Sonia Borges Gutierrez, disputou a prova na categoria geral feminino 21 quilômetros e obteve a conquista do vice-campeonato da maratona que foi organizada pela Sports360° Eventos Esportivos e contou com apoio da Prefeitura de Pontal do Paraná.

“A  preparação foi difícil por não ser minha prova habitual, que é de 15 quilômetros , então tive que intensificar os treinos longos no final de semana, bem como conciliar com a musculação, pilates e alimentação. Na pandemia a preparação foi mais dificil em função do uso obrigatório de máscara, o psicológico também foi afetado, mas com determinação e foco deu tudo certo”, explica Sonia Gutierrez.

De acordo com a educadora física, a prova foi difícil não somente pelo percurso ser na areia e trilha, como também pelo calor intenso registrado no domingo, 20. “Montei a minha estratégia e consegui me superar. Haviam 77 mulheres disputando a meia maratona, acredito que todas preparadas. Fiquei muito feliz com meu resultado, pois não é facil conseguir conciliar meu trabalho como treinadora, e ao mesmo tempo conseguir treinar para uma meia maratona. Quem treina sabe o que eu estou falando”, relata.

Sonia fez questão de agradecer o apoio do seu esposo, o educador físico Ruben Gutierrez Filho, o “Rubinho”, bem como de suas filhas Rachel e Roberta. “Meu marido, além de cuidar de toda a parte muscular, é o meu maior incentivador, está sempre comigo. Não posso também deixar de agradecer as pessoas que fazem parte de todo esse resultado, entre elas minha fisioterapeuta que sempre está cuidando e tratando do meu corpo, Sara Razzak, meu nutricionista Fernando Zacharias e minha querida equipe Sonia Gutierrez. Sem vocês nada disso seria possível”, explica.

Os próximos passos e provas da corredora ainda serão programadas gradativamente. “Agora não temos nada marcado, apenas cuidar da recuperação e continuar treinando”, finaliza Sonia Gutierrez.

Sobre a prova

Prova teve percurso iniciado na beira-mar do Balneário Shangri-lá e finalizado no balneário Pontal do Sul (Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná/Divulgação)

De acordo com a organização, a Meia Maratona Ecológica de Pontal do Paraná é uma prova de corrida em terreno misto, ou seja, passa por ruas de areia e pavimentadas, bem como pela praia e por trilhas, algo que reforça a dificuldade do percurso. Houveram várias modalidades de disputa, entre elas solo e duplas 21 quilômetros e seis quilômetros, corrida infantil e modalidade Bike MTB 21 quilômetros. O percurso ocorreu na Estrada Velha de Shangri-lá, conhecida também como Estrada do Guaraguaçu, um dos primeiros percursos de acesso a Paranaguá e aos balneários de Pontal do Paraná. 

Segundo a assessoria da Prefeitura, a prova, dentro de todas as modalidades, contou com 640 atletas inscritos. “Eventos assim são importantes para a visibilidade positiva do município e servem como atrativo turístico para aqueles que aproveitam para conhecer nossa cidade. Teremos mais eventos como esse durante o ano, acompanhem nossas divulgações”, finaliza.


Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná