A Federação Paranaense de Capoeira em parceria com a Confederação de Capoeira Desporto do Brasil estará realizando no próximo dia 22 de julho, à partir das 19h, a Titulação e Reconhecimento dos Mestres Tradicionais de Capoeira do Estado do Paraná, em solenidade que acontecerá nas dependências do Isulpar.
O presidente da Federação Paranaense de Capoeira, Geraldo Ferreira da Silva, o popular Mestre Bacico, fala dos preparativos e da expectativa para o evento. “A expectativa é reconhecer cinquenta e dois Mestres Tradicionais da Capoeira do Estado do Paraná, em solenidade que acontece no dia 22. Está sendo realizado um trabalho enorme aqui no Paraná, que será o segundo estado na federação a conferir essa titulação e o primeiro do Sul do Brasil. A questão do reconhecimento dos mestres é em virtude do reconhecimento da capoeira na educação, pois quem vai trabalhar a capoeira nas escolas, serão os mestres e também os capoeiristas devidamente e formalmente reconhecidos”, explica Mestre Bacico,que está em atividade na arte da capoeira há 46 anos.
XIX Campeonato Paranaense de Capoeira
Mestre Bacico aproveita para convidar a todos para também prestigiarem o Campeonato Paraense de Capoeira 2002. “Paranaguá também estará recebendo nos dias 23 e 24 de julho, com início previsto para às 9 horas da manhã, a 19.ª Edição do Campeonato Paranaense de Capoeira que será realizado na Arena Albertina Salmon, no bairro Ponta do Caju. Este também é um outro evento, que será de grande relevância para a cidade de Paranaguá, que foi a cidade escolhida para sediar o campeonato que dá o pontapé inicial para os trabalhos que está sendo realizado através da Confederação de Capoeira Desporto do Brasil rumo aos eventos olímpicos”, destaca Mestre Bacico, explicando que “o evento tem o apoio do Governo do Estado, do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial – Consepir, da Confederação de Capoeira Desporto do Brasil, da Prefeitura de Paranaguá, da Secretaria Municipal de Assistência de Paranaguá, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – Compir de Paranaguá, entidades e órgão que estão participando desse evento”.
Convite
O presidente faz um convite a população para prestigiar os eventos. “A população de Paranaguá e litoral, aos capoeiristas, ex-capoeiristas e a comunidade em geral está sendo convidada a participar conosco destes eventos. A entrada é franca. Gosto sempre de comentar que a cultura afro-brasileira está se fundindo muito pelo Brasil e pelo mundo, principalmente a capoeira que hoje se encontra em mais de 160 países. Então para nós será uma satisfação apresentar a Capoeira, onde todos poderão aprender um pouco mais dessa cultura. O campeonato, o desporto da capoeira é um assunto que muitos desconhecem. Às vezes, as pessoas pensam que a capoeira é só uma dança, e não é bem mais complexa, tem a sua parte técnica, de luta, tem a sua parte de desporto, então seria muito bom as pessoas conhecerem a capoeira, e assim agradecer o apoio de todos, em especial da Folha do Litoral News que nos abre as portas para nos dar essa visibilidade que tanto precisamos”, convida Mestre Bacico.
Quando lhe perguntam o que é a capoeira, ele responde de praxe. “A Capoeira é patrimônio cultural, histórico e imaterial do povo brasileiro registrado pelo IPHAN no ano de 2008, e Património Cultural da Humanidade que teve o seu registro pela Unesco para Educação, Ciência e Cultura em 2014. Arte Ancestral, Cultura Afro-brasileira, intimamente ligada à história Social, Cultural e Política do nosso país e Desporto de criação nacional”, finaliza Mestre Bacico.