2022 foi um ano de muito esporte em Paranaguá. Através da Lei de Incentivo ao Esporte, hoje o município conta com 38 atletas bolsistas através do Programa Bolsa Atleta, da Prefeitura de Paranaguá e Secretaria de Esportes e 19 associações atuando em diversos bairros da cidade, promovendo a descentralização do esporte.
Descentralização do Esporte
Tendo em vista a necessidade de promover saúde e bem-estar através do esporte para toda população parnanguara, a Prefeitura de Paranaguá e Secretaria de Esportes, hoje conta com 11 unidades do Projeto Meu Campinho que se encontram em diversos bairros da cidade (duas unidades do Meu Campinho no Aeroparque, duas unidades na Ilha dos Valadares, Costeira, Jardim Alvorada, Alexandra, Jardim Araçá, Porto Seguro, Nilson Neves e Vila Guarani).
Com o investimento, a Secretaria de Esportes descentralizou o esporte na cidade, promovendo aulas gratuitas de ginástica funcional para o público jovem e adulto, assim como futebol nas unidades do Projeto. Além das aulas gratuitas, o espaço também conta com playground para crianças, o que garante interação entre as famílias.
Associações e Atletas Bolsistas
Em 2022, a Prefeitura de Paranaguá firmou parceria com 19 associações que promovem aulas gratuitas de mais de 10 modalidades diferentes (sendo elas Tênis de Mesa, Basquete, Vôlei de Praia, Capoeira, Vôlei Paralímpico, Vôlei de Quadra, Handebol de Areia, Handebol de Quadra, Futsal, Atletismo Paralímpico, Jiu-Jitsu, Futebol), resultando em um investimento de R$ 2.300.000,00.
Além disso, o município também contemplou 38 atletas através do programa Bolsa Atleta, em quatro categorias, sendo elas Talento Esportivo, Estadual, Nacional e Internacional, investimento de R$ 1.027.653,96.
O prefeito Marcelo Roque, destacou a importância de investir no cenário esportivo. “Paranaguá segue em destaque no esporte e isso é fruto de um trabalho que vem sendo realizado de forma intensa. Investimos e seguimos trabalhando muito para que nossos atletas e população tenha toda estrutura necessária para a prática das modalidades esportivas, pois sabemos que esporte é vida e bem-estar”, finalizou Marcelo Roque.
Eventos realizados
2022 foi um ano em que a Cidade Mãe do Paraná recebeu diversos eventos de nível estadual, nacional e internacional nos espaços esportivos existentes no município.
“Nosso município foi palco de grandes espetáculos este ano, tivemos a Copa Mundo do Futsal Sub-21 que contou com a presença de diversas equipes internacionais, que foi um grande sucesso, recebemos o Paranaense de Karatê, o Campeonato Brasileiro de Futebol 7 Society e outros diversos eventos que movimentaram o cenário esportivo, comércio local e o setor turístico da nossa cidade e tudo isso graças ao investimento que vem sendo feito pelo prefeito Marcelo Roque”, disse o secretário de Esportes, Helton Ambrósio.
Conquistas
Durante a temporada 2022, Paranaguá foi representada por equipes de diversas modalidades (futsal, futebol, vôlei de praia e quadra, basquete, handebol de quadra e areia, canoagem, capoeira, karatê, jiu-jitsu, boxe, taekwondo, muay thai, atletismo paralímpico, vôlei sentado, tênis de mesa, beach tennis) em competições de nível municipal, estadual, nacional e internacional, trazendo resultados significativos para o município, totalizando mais de 140 medalhas de ouro, 87 medalhas de prata, 77 de bronze.
Paranaguá esteve presente em diversas competições oficiais do Governo do Estado, dentre elas os Jogos Abertos do Paraná (JAPs), Jogos da Juventude (JOJUPs), Paraná Combate, Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPs), Jogos de Aventura e Natureza (JAN), Jogos Abertos Master, além de diversas competições de níveis nacionais e internacionais.
O secretário de Esportes, Helton Ambrósio, destacou a importância da descentralização do esporte na cidade e destacou o forte investimento que vem sendo feito no cenário esportivo.
“Descentralizar o esporte na cidade é uma das questões mais importantes para garantir que a população parnanguara esteja sempre ativa e longe do tempo ocioso. Por isso desde o princípio trabalhamos sempre seguindo os pedidos do prefeito Marcelo Roque em levar o esporte para todas as regiões da cidade e assim seguimos fazendo. Além disso, 2022 foi um ano muito positivo em questão de conquistas, nossos atletas através das associações deram um verdadeiro show em diversas competições, garantindo uma série de resultados positivos que nos mostram que estamos no caminho certo e evoluindo. Por isso, agradeço ao prefeito Marcelo Roque pelo investimento e por sempre acreditar no potencial dos nossos atletas, em 2023 faremos muito mais”, finalizou o secretário.
Com informações Sespor