Um dia triste para o futebol parnanguara. Na tarde do sábado, 15, o Rio Branco Sport Club foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Paranaense. Mesmo com a vitória fora de casa, no estádio Olímpico, em Cascavel, diante do FC Cascavel, o Leão da Estradinha somou 10 pontos, mesma pontuação do Andraus, adversário direto pela permanência que foi derrotado pelo São Joseense na mesma rodada, entretanto o rival foi salvo pelo saldo de gols de -10, enquanto o clube parnanguara tinha o saldo de -11. Com o resultado positivo, o Rio Branco também elimou o Cascavel da zona de classificação para o mata-mata do Paranaense 2025. Ou seja, ninguém saiu feliz de campo.
O rebaixamento ocorre após o Rio Branco ter obtido acesso à primeira divisão em 2024 em um excelente desempenho na segundo divisão do Paranaense, onde foi vice-campeão, perdendo a final para o Paraná Clube no ano passado, outra equipe que também caiu para a divisão de acesso do Estadual em 2025. Agora, o Leão terá que aguardar 2026 para novamente disputar a segunda divisão do Paranaense e lutar pela subida à série A.
Sobre o jogo
Segundo a Federação Paranaense de Futebol (FPF), o resultado demonstrou que dos dois times, “ninguém saiu feliz de campo”. “Mesmo com a vitória, o Leão da Estradinha foi rebaixado à Segundona, enquanto o Cascavel ficou fora da zona de classificação ao mata-mata. Com o resultado, o Rio Branco terminou à primeira fase na 11ª colocação, com dez pontos somados – mesma pontuação do Andraus, mas com um saldo de gols inferior. Já o Cascavel ficou em nono, com 13 pontos, atrás do São Joseense, que teve a mesma pontuação, mas um número maior de vitórias”, detalha.
O Cascavel conseguiu iniciar bem a partida contra o Leão, abrindo o placar aos 15 minutos do primeiro tempo com gol de Josiel após passe de Rodrigo Alves, driblando o goleiro e abrindo o placar. Pouco tempo depois, aos 17 minutos, o Rio Branco empatou com gol de Caio Vieira após boa jogada de Zé Andrade. Fim do primeiro tempo, tudo igual.
“O Rio Branco voltou bem para a segunda etapa e conseguiu a virada. Logo aos 3 minutos, Vinicios cobrou falta na área e Berg cabeceou no cantinho: 2×1. Atrás do placar, o Cascavel foi para o tudo ou nada, enquanto o Leão da Estradinha abaixou as linhas e esperou o adversário. Aos 18 minutos, Rodrigo Alves saiu na cara do gol, tocou na saída do goleiro, mas a bola saiu tirando tinta da trave. Porém, o que falava de eficiência à Serpente, sobrava ao Leão da Estradinha. Aos 24 minutos, Nicolás Suárez ganhou da marcação, passou pelo goleiro Jean Carlos e completou para o gol vazio: 3×1”, explica a FPF.
A Serpente tentou se superar e foi para o ataque com foco na classificação para o mata-mata, entretanto, não obteve sucesso. Aos 50 minutos do segundo tempo, no apagar das luzes, o atacante Nicolas Suarez ficou na cara gol e poderia ter ampliado o placar, entretanto o goleiro do Cascavel, Jean Carlos, defendeu e a partida ficou por isso.
Mesmo com o bom resultado, o Rio Branco acabou rebaixado, pois além da vitória, precisava melhorar seu saldo de gols diante dos rivais diretos na queda do Paranaense. Agora, o Leão da Estradinha só jogará em 2026 na segunda divisão do Estadual.
Com informações da FPF