O Rio Branco Sport Club divulgou na tarde de terça-feira, 29, uma nota de pesar referente à tragédia ocorrida com a equipe da Chapecoense, dirigentes, jornalistas e convidados, em acidente aéreo que comoveu o País e repercutiu pelo mundo. Confira:
“O Rio Branco Sport Club vem a público externar suas mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos dos envolvidos no trágico acidente que vitimou atletas, comissão técnica e diretores da Associação Chapecoense de Futebol, na madrugada de segunda-feira. O Rio Branco Sport Club lamenta também a morte dos profissionais de imprensa, os quais perderam suas vidas nesta catástrofe. Os diretores e funcionários do Rio Branco fazem questão de enfatizar que este é um momento de consternação e orações em favor de cada uma das pessoas que morreram em busca de um sonho e, ao mesmo tempo, ratifica que qualquer homenagem feita a estes homens, será pequena para retratar o valor de cada um destes guerreiros. Hoje, todos nós vestimos verde, somos todos Chape”, assina a nota Thiago Campos, em nome da diretoria do Leão da Estradinha.
O presidente do Conselho Deliberativo do Rio Branco Sport Club, Nilo Barboza, também se manifestou em relação à tragédia. “Que Deus guie os corações das famílias de todos os companheiros de trabalho da Associação Chapecoense de Futebol, jornalistas, tripulação, torcedores e diretores. Meus sentimentos”, externou Barboza.
O ACIDENTE
O voo que tranportava a equipe da Chapecoense partiu na noite de segunda-feira de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em direção a Medellín, na Colômbia. Segundo a imprensa local, a aeronave perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília), entre as cidades de La Ceja e Abejorral, e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rio Negro, perto de Medellín.
A aeronave, da companhia boliviana LAMIA, tinha 81 pessoas a bordo, sendo 72 passageiros entre membros da equipe e jornalistas, e nove membros da tripulação.
A última imagem que se tem da equipe é um vídeo publicado no perfil do Facebook, onde alguns jogadores aparecem esperando o embarque.
Até o momento, há a confirmação de seis pessoas resgatadas com vida. Entre elas dois tripulantes, três jogadores e um jornalista.
Segundo comunicado da Aeronáutica Civil Colombiana, os seis sobreviventes são os jogadores Alan Ruschel, Neto e Follmann, o jornalista Rafael Henzel, o técnico da aeronave Erwin Tumiri e a comissária de bordo Ximena Suarez.
O ex-jogador Mário Sergio, comentarista do canal FoxSports, está entre as vítimas.
A Chapecoense estava em um momento ímpar de sua história no futebol, chegando à final inédita da Copa Sul-Americana, que disputaria contra o Atlético Nacional da Colômbia na quarta-feira. O evento foi cancelado, após o anúncio do acidente.