Esportes

Projeto Lampião completa sete anos de atividades

Capoeira vem transformando a vida de centenas de crianças e adolescentes

oqn61mpb 1584465816

Centenas de crianças e adolescentes estão em contato com a capoeira diariamente através de aulas gratuitas com o educador Rafael Miquiline. As atividades iniciaram em 2010 e já atenderam milhares de alunos que tiveram suas vidas transformadas por meio do esporte e da cultura que a prática proporciona.

Trata-se do Projeto Lampião – Acenda essa Ideia, criado por Miquiline e desenvolvido pela Associação Desportiva e Cultural de Paranaguá (ADCP), a qual disponibiliza aulas gratuitas de Capoeira (técnica, didática, ritmo, história e outras vertentes) para crianças, jovens e adultos. “As aulas são realizadas em um espaço disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação em Tempo Integral, na Escola Rosiclair da Silva Costa (CAIC). São aulas/treinamentos que acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras das 18h30 às 20h30. A viabilização da capoeira na escola, requer um compromisso com toda a trajetória da capoeira na base do ensino aprendizagem, indo muito além da simples técnica dos movimentos”, explica.

RENDIMENTO ESCOLAR

Miquiline destaca que, na prática, a contribuição social que o  projeto tem dado aos grupos atendidos é verificada no desempenho escolar. Isso porque o bom desempenho em sala de aula é um importante requisito para a permanência dos alunos no projeto de capoeira. Sendo assim, é estritamente necessária a dedicação às atividades escolares, utilizando como critério os boletins escolares.

“Há ainda o retorno familiar, pois a capoeira possui hierarquias necessárias para os praticantes, o que impõe disciplina, paciência e persistência, resultando em filhos mais obedientes e conscientes de seus papéis na família e na escola”, aponta. Com esses amplos resultados, o projeto obtém uma boa aceitação não apenas por parte dos alunos, mas através da família e da própria escola, ao reconhecer a melhora do desempenho escolar.

“É imprescindível ainda ressaltar a melhora dos indivíduos como pessoa, pois por meio do trabalho contínuo de transformação social estes alunos estão deixando de ser apenas indivíduos de uma sociedade para se tornar cidadãos conscientes de seus papéis no meio social. Nosso trabalho vai além do social e do desportivo, é um resgate da cultura, o despertar da inteligência corporal, e do respeito ao espaço do outro”, finaliza.

APOIO

O Projeto Lampião precisa de apoio para manter suas atividades. Empresas que quiserem contribuir e apoiar a permanência e continuação do projeto, através da associação (ADCP), devem entrar em contato com o Graduado Miquiline através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 98474-3315.

Você também poderá gostar

Projeto Lampião completa sete anos de atividades

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.