Esportes

Prefeitura de Paranaguá e AHPA: Adriano Ramos participa do encerramento das Olimpíadas Escolares de Mini-Handebol

Prefeito destaca fortalecimento da parceria e foco em educação e esporte

Competição ocorreu na Arena Albertina Salmon durante dois dias (Foto: Moyses Zanardo/Prefeitura de Paranaguá)

Competição ocorreu na Arena Albertina Salmon durante dois dias (Foto: Moyses Zanardo/Prefeitura de Paranaguá)

Na terça-feira, 25, o prefeito Adriano Ramos participou do encerramento da edição 2025 das Olimpíadas Escolares de Mini-Handebol que ocorreu na Arena Albertina Salmon, com dois dias de jogos que movimentaram cerca de cem estudantes da rede municipal de ensino. A competição foi realizada pela Associação de Handebol de Paranaguá (AHPA), em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, através das Secretarias Municipais de Esportes (Sespor) e Educação (Semedi). 

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Segundo o município, o torneio consolidou o mini-handebol como uma das atividades esportivas que mais crescem em Paranaguá, algo que amplia o acesso ao esporte e fortalece a formação cidadã dos alunos. “Quero parabenizar a AHPA pelo trabalho sério que vem realizando. O esporte ensina muito além da movimentação física. Ele sociabiliza, fortalece o emocional e contribui para o crescimento pessoal. Ver essa criançada aqui, vivendo a alegria da vitória e aprendendo com a derrota, mostra o quanto esse investimento faz diferença”, afirma o prefeito Adriano Ramos. Ele realizou a entrega dos troféus e medalhas aos alunos. 

2paranagua investimentos esporte
“Quero parabenizar a AHPA pelo trabalho sério que vem realizando. O esporte ensina muito além da movimentação física. Ele sociabiliza, fortalece o emocional e contribui para o crescimento pessoal”, afirma o prefeito Adriano Ramos (Foto: Moyses Zanardo/Prefeitura de Paranaguá)

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Sílvio Lucas, o esporte possui impacto direto na proteção das crianças e adolescentes e na formação. “O esporte não resolve tudo, mas oferece um caminho seguro e disciplinado. O mini-handebol traz os alunos cedo para a modalidade e aumenta as chances de que sigam nela até a vida adulta. A AHPA recebe fomento da prefeitura e o resultado está aqui: um grande festival, cheio de talentos e oportunidades”, complementa.

Ideia piloto e superação de expectativas 

“Esta foi uma ideia piloto e superou nossas expectativas. Ver o carinho das crianças pela modalidade e perceber como o esporte transforma vidas nos motiva a ampliar ainda mais o evento no próximo ano”, afirma o coordenador da Olimpíadas Escolares de Mini-Handebol, o professor Matheus Felipe, celebrando o sucesso da edição inédita. 

Resultados 

Segundo o município, as finais consagraram a escola municipal Edinéa Marize Marques Garcia como campeã nas categorias feminina e masculina. “No feminino, a escola Edinéa ficou em primeiro lugar, em segundo lugar a escola Nascimento Júnior e em terceiro lugar o time B do Edinéa. No masculino, a Escola Edinéa Garcia levou o título, o polo Nayá Castilho ficou em segundo e o polo Nascimento Júnior garantiu o terceiro lugar”, completa.

3adrianoramos
Foto: Moyses Zanardo/Prefeitura de Paranaguá

“Com etapas realizadas nas escolas Edinéa, Nascimento Júnior e na Arena Albertina Salmon, a edição 2025 marcou mais um avanço nas políticas esportivas da Prefeitura de Paranaguá, que segue ampliando acesso, incentivo e visibilidade às modalidades que transformam a rotina e o futuro das crianças da rede municipal”, finaliza a Prefeitura de Paranaguá.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá


Prefeitura de Paranaguá e AHPA: Adriano Ramos participa do encerramento das Olimpíadas Escolares de Mini-HandebolAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Editor-chefe da Folha do Litoral News. Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.

Você também poderá gostar