O prefeito Adriano Ramos e a vice-prefeita Fabiana Ramos se reuniram na noite da quinta-feira, 15, com atletas de várias modalidades esportivas no estádio “Fernando Charbub Farah”, o Gigante do Itiberê, em evento organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Sespor). Eles agradeceram aos esportistas pelos resultados expressivos, destacando que com isso o nome da cidade é projetado a nível nacional e até mesmo mundial. Além disso, aconteceu o anúncio de novos investimentos para o município na área esportiva, reforçando o compromisso da gestão em prol do setor.
“Paranaguá sempre teve grandes atletas, pessoas dedicadas e competentes. É uma satisfação enorme poder reconhecer o trabalho de vocês. Para o próximo ano, vamos investir muito mais no esporte, e quero que encontros como este se tornem frequentes. Hoje também anuncio que já estamos trabalhando no projeto de uma quadra de bocha oficial na cidade”, destaca o prefeito, ressaltando que os atletas se superaram, mesmo com limitações orçamentárias que foram herdadas da gestão anterior.

Vice-prefeita
“Eu só quero agradecer, porque o empenho e dedicação de vocês leva a nossa Paranaguá para outros estados e países. Que honra e que orgulho de ter todos esses atletas aqui. O nosso papel é estar ao lado de vocês, dar condições para que vocês voem. Daqui a pouco, quem sabe, teremos jogadores e atletas que irão para fora do País, trilhando uma história dentro do esporte, bem como outros que já contam com uma grande história de vida e continuam nos representando. Parabéns a todos os atletas, que eles continuem se dedicando desta forma, pois só assim conseguimos transformar a vida e buscar o que almejamos”, afirma a vice-prefeita Fabiana Parro.

Segundo ela, a atual gestão municipal defende o esporte e está atuando constantemente para melhorias e ampliação da infraestrutura. “Atuamos para cada vez mais oferecermos locais de qualidade para treinamentos e professores felizes por estarem com os nossos campeões”, destaca. “Ficamos muito felizes e honrados de saber dessas conquistas”, completa Parro.
Infraestrutura para o esporte parnanguara
“Quero agradecer a cada atleta que, com dedicação e talento, tem levado o nome de Paranaguá para além das nossas fronteiras. Esses resultados são motivo de orgulho para todos nós. Também agradeço ao prefeito Adriano Ramos pelo compromisso e apoio que tem dado ao esporte, mostrando que está ao lado de todas as modalidades e de todos que fazem o esporte acontecer na cidade”, destacou o secretário municipal de Esportes e Juventude, Silvio Lucas.
O secretário destacou que a reunião permitiu que fosse dado reconhecimento aos diversos atletas que obtiveram conquistas recentes. “Entre os destaques, estão os atletas de Petra (prova do atletismo paralímpico), Vinícius Augusto Cabral e Edileusa Almeida Santos, convocados para representar o Brasil no World Para Athletics Championships 2025, o Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, que acontecerá entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro na cidade de Nova Delhi, na Índia”, explica a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).
Foram homenageados também atletas da bocha, do karatê, do handebol, do xadrez e do futsal, além de estudantes da Escola Estadual Cívico Militar Faria Sobrinho, vice-campeões estaduais de futsal nos Jogos Escolares do Paraná, em Toledo. Um novo jogo de bochas foi entregue aos atletas veteranos, substituindo o equipamento anterior que estava em condições de desgaste, onde o secretário fez questão de destacar o foco da gestão em conceder infraestrutura adequada e ampla para sediar competições oficiais.
“No Litoral, apenas Pontal do Paraná possui uma quadra de bocha oficial. Se quisermos sediar jogos de nível estadual ou nacional, é fundamental que Paranaguá tenha a sua”, disse Silvio Lucas.
Expectativas e superação para o Mundial
Edileusa Almeida Santos, de 59 anos, atleta da modalidade esportiva Petra (paraciclismo), foi convocada para o Mundial recentemente e conquistou patrocínio das Loterias Caixa, algo que custeia parte das despesas em viagens e treinos. “Estou muito feliz. Chegar a um Mundial nessa idade não tem preço. Sei que vou dar o meu melhor, e isso já é motivo de orgulho. Tenho recebido muito apoio da Prefeitura de Paranaguá e do Comitê Paralímpico, e isso faz toda a diferença”, afirmou. Ela disputará o Mundial nas provas de 100 metros e 400 metros da classe T72
Segundo a técnica da Associação Paralímpica do Paraná, em Paranaguá, (APP/SESPOR), Silmara França, que também integrará a delegação brasileira, destacou o potencial dos atletas e o preparo contínuo, frisando também a convocação do atleta Vinícius Augusto Cabral para a prova de 100 metros da classe T71.
“Eles vêm se preparando há muito tempo e fazem parte do ciclo 2025-2028, com foco nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles. O Vinícius é o número um do mundo nos 100 metros rasos e a Edileusa tem grandes chances na classe 3T72 da Petra. A presença de dois parnanguaras no Mundial é motivo de orgulho e mostra que o nosso trabalho está dando resultado”, destaca a técnica.
Outro ponto destacado por Silmara é a contínua necessidade de parcerias e estrutura para os atletas treinarem em alto rendimento. “Nada disso acontece sem apoio. Precisamos de espaço para treinar, de material adequado e de investimento. Temos contado com o suporte da Prefeitura, da Secretaria de Esportes e Juventude e do Comitê Paralímpico Brasileiro, e é isso que permite avançar”, destaca.
Inclusão e prevenção à violência
Segundo a diretora da Escola Estadual Cívico Militar Faria Sobrinho, Lilian Kffuri, o incentivo ao esporte é essencial e caminho ao lado da educação, sendo importante para manter adolescentes e crianças longe de situações de vulnerabilidade. “Enquanto houver incentivo, teremos menos jovens nas ruas e mais participando de algo construtivo. É gratificante ver que a atual gestão apoia todas as modalidades, sem distinção. Isso fortalece não apenas o esporte, mas também a formação cidadã”, finaliza.
Estiveram presentes no encontro o chefe de gabinete André Ferruci e o vereador Edilson Caetano.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom





