O parapente (paraglider em inglês) é semelhante a um paraquedas, pois também tem uma estrutura flexível e o utilizador está suspenso. Essa prática esta cada vez mais comum na Ilha do Mel e vem sendo praticada diariamente pelos turistas.
De acordo com Herbert Cassoli (Rato), o qual dispõe de parapente e incentiva seu uso na Ilha do Mel, trata-se de uma modalidade de esporte radical que pode ser praticada tanto para recreação quanto para competição.
Beleza da Ilha é um dos motivos do crescente interesse pelo voo livre
Ele ainda ressalta que as belezas da Ilha contribuem de forma direta para que a prática desse esporte continue sempre em alta no local. Rato destaca, ainda, que os usuários dispõem de todas as normas de segurança e, geralmente, quem voa uma vez acaba gostando e voltando.
Presente no cenário esportivo desde 1978, o parapente hoje é usado em diversas partes do mundo, com destaque especial para as localidades de grande beleza natural, como, por exemplo, a Ilha do Mel. O praticante destaca que enquanto o paraquedista se limita a diminuir os riscos de uma aterrissagem violenta, o parapentista tem um voo dinâmico, sendo esta uma das razões que fazem crescer a procura.
Isso porque o piloto pode controlar a sua direção e, em circunstâncias favoráveis de correntes de ar ascendentes, a sua descida, podendo manter-se a voar por períodos longos. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 99624-0589 ou (41) 3426- 8226 com Rato.
Foto: divulgação