Em janeiro deste ano, Pontal do Paraná foi um dos municípios escolhidos para sediar o programa Pedala Paraná no litoral. A rota foi a partir da Estrada do Rio Guaraguaçu, passando pela Aldeia Karaguata Poty, da tribo Guarani, e terminando na Área de Preservação Arqueológica dos Sambaquis, um depósito feito por povos primitivos, de valor histórico e, para os índios, espiritual.
Na terça-feira, 10, houve a retomada do esporte paranaense com o lançamento do novo programa Pedala Paraná, na sede da superintendência de Esporte do Governo do Paraná. O termo de cooperação técnica entre o Paraná e os municípios foi assinado, assim oficializando a fase inicial do projeto com 80 ciclorrotas.
“Esse evento simbolicamente é muito importante para o estado do Paraná, retomando suas atividades que foram paralisadas durante a pandemia. As ciclorrotas são um marco que podem se tornar rotas de turismo. Cuidar do esporte é nossa obrigação e também estamos apoiando o turismo paranaense”, enfatiza o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski.
Pontal do Paraná receberá pela segunda vez em 2021 o programa, em parceria com o Governo do Estado, para promover o esporte no litoral. A intenção é criar alternativas que possam aliar a prática do esporte, o turismo e, desse modo, fortalecer a economia de diferentes regiões do estado.
Para as atividades são tomadas todas as medidas de prevenção ao coronavírus. É obrigatório o uso de máscara, o distanciamento social, além do álcool em gel para higienização das mãos.
O vice-governador Darci Piana, que participou do evento, explicou que “o turismo é um dos grandes nortes do nosso Governo, tal como o esporte. O objetivo é trabalharmos essa integração em todo o estado do Paraná, com o esporte promovendo a saúde e o turismo oferecendo lazer e movimentando a economia”.
Segurança
Pensando na segurança dos ciclistas, o Governo do Paraná instalará no litoral e nas demais cidades participantes do programa placas de sinalização e totens de atendimentos aos ciclistas com bomba de encher pneus, ferramentas para conserto das bicicletas e mapa das rotas. Além disto, no site www.esporte.pr.gov.br oferecerá uma página com georreferenciamento de cada uma das rotas.
Pedala Solidário
Com a presença da primeira-dama e superintendente da Ação Solidária, Luciana Saito Massa, foi anunciado o Pedala Solidário no próximo dia 28 de agosto. O evento de arrecadação de alimentos não-perecíveis será a inauguração oficial das primeiras ciclorrotas. O objetivo é divulgar as rotas e ainda ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade.
Ação Conjunta
O programa Pedala Paraná é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, com termo de cooperação técnica da Universidade Federal do Paraná, Detran, Conselho Paranaense de ciclomobilidade (Conciclo-PR), SESC, SENAC, Paraná Turismo e Paraná Projetos. Contam também com o apoio da Federação Paranaense de Ciclismo, Sebrae e municípios participantes.
O diretor de inovação, desenvolvimento do esporte, responsável pelo Pedala Paraná, Tiago Campos, explica que além de promover o esporte, o programa visa fomentar o turismo com as entidades parceiras, como o Sebrae, que ajudarão na qualificação da rede de restaurantes, hoteleira, entre outros do Estado.
Durante o lançamento, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reafirmou a importância da manutenção dos protocolos sanitários nas ações do Governo. No evento, todos os participantes tiveram aferidas as temperaturas corporais, álcool em gel à disposição e o uso de máscara obrigatório – assim seguindo os protocolos sanitários exigidos. Ao final, o grupo de ciclistas presentes deu uma volta no complexo esportivo onde está sediada a Superintendência do Esporte.
Os municípios participantes foram Colombo, Rigueira, Ribeirão do Pinhal, Astorga, Mandaguari, Congonhinhas, Assaí, Centenário do Sul, Campo Mourão, Rondon, Pato Branco, Apucarana, São José dos Pinhais, Borrazópolis, Pontal do Paraná, Piraquara, Pitanga, Curitiba, Bocaiúva do Sul, Entre Rios do Oeste, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Toledo, Santa Izabel do Ivaí, Campina Grande do Sul, Jandaia do Sul, Tapira, e Quedas do Iguaçu.
Com informações da Paraná Esporte
Fotos: Divulgação / Paraná Esporte