No dia 4 de agosto, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou oficialmente a convocação da Delegação Brasileira que disputará o World Para Athletics Championships 2025, o Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, que acontecerá entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro na cidade de Nova Delhi, na Índia.
A convocação foi feita pelo CPB, por meio de sua Diretoria de Esportes de Alto Rendimento e da Coordenação Técnica da modalidade de Atletismo, dentro do planejamento estratégico do ciclo paralímpico até 2028.
Entre os nomes anunciados, Paranaguá terá três representantes: os atletas Edileusa Almeida e Vinícius Augusto Cabral, além da treinadora Silmara França, que fará parte da equipe técnica da seleção brasileira, que fazem parte da Associação Paralimpica do Paraná.

A atleta Edileusa Almeida competirá nas provas de 100 metros e 400 metros da classe T72, enquanto Vinícius Cabral disputará a prova de 100 metros da classe T71.
Caminho até o Mundial
Para Silmara França, a convocação representa o reconhecimento de um trabalho de preparação intenso e contínuo. “Ser convocado para o Mundial significa que o nosso trabalho está dando certo, que os resultados estão aparecendo e que nossos atletas estão entre os primeiros do mundo. Isso os coloca em um cenário de alto rendimento em nível internacional”, afirmou a treinadora.

A técnica também destacou que todos os atletas convocados fazem parte do ciclo paralímpico 2025–2028, período de preparação para os Jogos de Los Angeles. “A classe da Edileusa estará presente nos Jogos Paralímpicos pela primeira vez. Será inédito, porque até agora ela só tinha participado de Mundiais. Vamos trabalhar de forma muito focada para que ela esteja em Los Angeles em 2028. E futuramente, acreditamos que a classe do Vinícius também estará presente”, destaca.
A atleta Edileusa Almeida, de 59 anos, destaca sobre o sonho realizado em representar o Brasil em um Mundial. “Para mim é a realização de um sonho. Eu fui atleta olímpica e não cheguei a esse resultado. E chegar a esse resultado com essa idade é muito significante. É uma coisa maravilhosa. Ninguém tem ideia do quanto feliz eu estou com essa convocação”.
Já o atleta Vinícius Cabral, de 23 anos, ressalta o trabalho realizado para chegar neste mundial, e que irá buscar a medalha de ouro na competição. “Bom, primeiro gostaria de agradecer a Deus por mais essa convocação. Trabalhei muito por ela, e para estar aqui onde cheguei. Para mim é uma honra poder representar Paranaguá e o Brasil, ainda mais fazendo o que para eu mais gosto, que é correr. Então acho que a expectativa é a melhor possível nesse mundial. Eu tenho condições de conquistar a medalha de ouro para Paranaguá e para o Brasil”, frisa.
Apoio e união
Silmara ressaltou a importância das parcerias e do suporte recebido para chegar a este momento. “Ninguém chega sozinho. É preciso o apoio do poder público, o suporte familiar e a determinação de toda a equipe. Agradecemos à Prefeitura Municipal de Paranaguá, ao prefeito Adriano Ramos, à Secretaria de Esporte, representada pelo professor Sílvio e toda sua equipe, além de todos que acreditaram no nosso trabalho”, destaca.
Mais mulheres na comissão técnica
Outro ponto celebrado pela treinadora é a representatividade feminina na convocação. Pela primeira vez, várias mulheres foram chamadas para integrar a comissão técnica do atletismo paralímpico brasileiro.
“Dessa vez, temos cerca de cinco mulheres convocadas como treinadoras, algo inédito. Historicamente, o atletismo é um ambiente mais masculino, mas agora estamos vendo as mulheres ganhando espaço e representatividade. Fico muito feliz de fazer parte desse grupo”, afirma.
Sobre o evento
O World Para Athletics Championships é a principal competição mundial da modalidade antes dos Jogos Paralímpicos, reunindo os melhores atletas do planeta. A edição de 2025 será realizada em Nova Delhi, na Índia, e contará com provas que valem pontos para o ranking mundial e para a classificação paralímpica.