conecte-se conosco

Esportes

Parnanguaras conquistam 18 medalhas nos Jogos Paradesportivos do Paraná

Os parnanguaras conquistaram 18 medalhas, sendo oito de ouro, seis de prata e quatro de bronze

Publicado

em

Fotos: divulgação APP / AVPL

A delegação que representa a Cidade-Mãe do Paraná em competições paradesportivas, foi até Londrina para mais um compromisso no último fim de semana, para participarem dos Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPs) nas modalidades de paratletismo, através da Associação Paralímpica de Paranaguá (APP) e vôlei sentado, por meio da Associação de Voleibol Paralímpico do Litoral (AVPL).

Os parnanguaras conquistaram 18 medalhas, sendo oito de ouro, seis de prata e quatro de bronze.

A competição, que aconteceu pela primeira vez em 2012, está na sua 9.ª edição e contou com a participação de cerca de 1600 pessoas, entre paratletas, dirigentes, árbitros e organizadores. Para tornar a realização do evento possível, todos os presentes precisaram cumprir um rígido protocolo contra a Covid-19.

Para o secretário de Esportes, Helton Ambrosio, o retorno gradual das competições ao redor do estado tem sido responsável por devolver aos atletas o melhor sentimento para eles, que é estar fazendo história nos eventos. “Por onde passam, nossos paratletas deixam sua marca e isso nos traz um sentimento de felicidade muito grande, afinal, foram quase dois anos sem competir por conta da Covid-19, agora estão todos retornando aos poucos para fazer o que mais amam”, disse o secretário.

A professora e técnica Silmara França, que está à frente da delegação de paratletismo, ressaltou que mesmo com todos os desafios foi possível fazer bonito na competição e alcançar resultados satisfatórios. “Tivemos um aproveitamento excelente! Mesmo com todos os desafios na questão de números reduzidos de atletas e treinos pós pandemia foi possível perceber e concluir que os treinos adaptados em época de pandemia foram cruciais para o nosso retorno aos treinos presenciais. Com o resultado, iremos homologar marcas de dois paratletas que obtiveram resultados que os colocam no ranking Nacional.  Foi melhor do que esperávamos! A equipe está de parabéns”, finalizou a técnica.

Shirley Marques, responsável pela equipe representante do município na modalidade de vôlei sentado destacou que o objetivo traçado para a competição foi cumprido. “Participamos da competição com renovações de atletas, praticamente uma nova equipe, foram cinco novos atletas compondo a equipe e todos já apresentaram um ótimo desempenho. O objetivo traçado para essa etapa foi alcançado, estamos muito satisfeitos com o resultado, continuaremos trabalhando para alcançar melhores resultados”, disse Shirley.

Silmara e Shirley também aproveitaram a oportunidade para agradecer por todo apoio que vem sendo dado. “Sem o apoio que vem sendo dado pelo Prefeito Marcelo Roque e secretaria de Esportes, através do secretário Helton Ambrosio, nenhuma conquista teria sido possível. Por isso agradecemos a todos que sempre estiveram com a gente nesta caminhada”.

A próxima competição da delegação de vôlei sentado será o Estadual da modalidade, que tem previsão para acontecer ainda em novembro. Na modalidade de paratletismo, os próximos compromissos serão o Paranaense de Paratletismo e a Copa América de Bocha, que acontecerá em dezembro.

Confira os resultados:

Feminino:

Izabele Mendes – Classe T20 (Deficiência Intelectual) – Bronze nos 200 metros rasos e  quarto lugar nos 100 metros rasos.

Pâm Aires – Classe T13 (Deficiência Visual) – Ouro nos 400 metros e Ouro nos 1500 metros.

Masculino:

Luis Otávio – Classe SD – Ouro no salto em distância e prata nos 100 metros rasos.

Ubiraci dos Santos – Classe F56 (Deficiência Física) – Prata no arremesso de peso e Prata no Dardo.

Gilberto Pereira – Classe F42 (Deficiência Física) – Bronze no arremesso de peso e Prata no Dardo.

Vinicius Cabral – Classe RR2 – Ouro nos 100 e 200 metros rasos.

Lucas Michel – Classe T37 –  Prata nos 100 metros rasos e Ouro nos 1500 metros.

Jean Carlos – Classe T45 (Deficiência Física) – Ouro nos 400 metros e Ouro nos 1500 metros.

Venicios Fernandes Gouveia Eccel – Classe T20 (Deficiência Intelectual) – Bronze nos 100 metros rasos e Prata no salto em distância.

Oséias dos Santos – Classe T20 (Deficiência Intelectual) – Bronze nos 1500 e Sétimo nos 400 metros.

Leonardo de Jesus – Classe T20 (Deficiência Intelectual) –  Quarto lugar no Dardo e Quinto lugar no peso.

Com informações Sespor/Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress