O atleta e professor de Jiu-Jítsu de Paranaguá, Cleverson Suingue, está desde o dia 16 de agosto em Los Angeles, nos Estados Unidos. Além de participar do mundial, ele está ministrando um seminário sobre Jiu-Jítsu.
De acordo com Cleverson, está sendo muito proveitoso o seminário. “Os americanos gostam muito de aprender sobre Jiu-Jítsu, o pessoal tem participado e a experiência tem sido boa para ambos. Têm participantes de várias graduações e isso contribui para a troca de experiências. O seminário é feito em duas horas por dia e reúne atletas competidores”, contou.
De acordo com o atleta, a prática do Jiu-Jítsu é muito respeitada nos Estados Unidos e o assunto ganha mais atenção quando envolve algum brasileiro. Isso porque o Brasil possui tradição nesse esporte.
“É a arte marcial que pode ser considerada a mãe de todas as outras. A arte marcial que se popularizou após a expansão do MMA pelo mundo principalmente nos Estados Unidos. A partir dela, outras modalidades nasceram, a fim de atender um intuito mais de competição do que de luta propriamente dita”, destaca. As aulas são repassadas em inglês, pelo fato do atleta dominar o idioma em função do tempo em que viveu na localidade, entre 2007 e 2011.
O campeonato nos Estados Unidos reúne atletas de vários países até 25 de agosto. Mas este não será seu único compromisso por lá, ou seja, o parnanguara estará em Washington no dia 8 de setembro, participando do Open IB-JJF Jiu-Jítsu no-GI Championship.