Esportes

Parnanguara Emily Marcondes é convocada para a Seleção Brasileira de Futsal e disputará a Copa do Mundo

O torneio será realizado nas Filipinas, entre os dias 21 de novembro e 7 de dezembro

01

Essa será a primeira Copa do Mundo feminina de futsal (Foto: Cris Huff - CBF Futsal)

A tarde desta quarta-feira, 24, foi histórica para o futsal brasileiro. Em evento realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o técnico Wilson Sabóia anunciou as 14 atletas que representarão o Brasil na primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal organizada pela Fifa. Entre as convocadas está a parnanguara e melhor do mundo, Emily Marcondes, que levará o nome de Paranaguá para o maior palco da modalidade.

O torneio será realizado nas Filipinas, entre os dias 21 de novembro e 7 de dezembro, reunindo as melhores seleções do mundo. O Brasil, atual campeão da Copa América e líder do ranking mundial, caiu no Grupo C, ao lado de Irã, Itália e Panamá. Os jogos da fase de grupos serão todos disputados na PhilSports Arena, em Manila.

Calendário da Seleção Brasileira na primeira fase:

23 de novembro – Brasil x Irã – 8h30

26 de novembro – Brasil x Itália – 7h

29 de novembro – Brasil x Panamá – 6h

A trajetória de Emily

Natural da Ilha dos Valadares, em Paranaguá, Emily começou a jogar ainda criança, com apenas cinco anos, em campos do bairro ao lado de meninos. Segundo a atleta, desde cedo ela enfrentou preconceitos dentro e fora de casa, inclusive da própria mãe, que não aceitava a ideia de vê-la no esporte.

“Enfrentei preconceito dentro e fora de casa. Acredito que todas nós mulheres passamos por situações assim no esporte, mas isso nunca me desmotivou. Como eu era criança, se tinha a bola eu esquecia rapidamente o restante. Logo minha mãe viu que realmente não tinha jeito, era isso que sua filha sempre quis”, relembra.

Aos 11 anos, começou a jogar futsal feminino na Fundação de Esportes de Paranaguá, já defendendo clubes locais. Aos 14, deixou a cidade natal para se dedicar à carreira profissional, passando por Telêmaco Borba, Fortaleza (CE) e São José dos Campos (SP), até chegar à Espanha, onde atua e já completa sua quinta temporada.

Convocação histórica

A emoção da convocação não escondeu o quanto esse momento representa para Emily. “Antes tínhamos a ansiedade de ter esse grande e enorme campeonato, que representa tantas histórias, até mesmo de tempos de escola, onde o futsal sempre foi uma modalidade de grande entretenimento. E agora isso sendo oficial, sabendo que meu nome está entre tantas jogadoras de alto nível, é motivo de choro”, afirmou.

Para a parnanguara, a Copa do Mundo é uma oportunidade única de viver o que até pouco tempo parecia um sonho distante.

“A Copa do Mundo reúne as melhores seleções. Estar entre elas já é um privilégio. Respeitamos cada adversário, porque todos trabalharam muito para chegar até esse momento. Sabemos da força do Brasil e da Itália, assim como das outras equipes do grupo. Nosso foco é jogar com humildade, sempre reconhecendo o valor de cada país que está aqui. Não existe jogo fácil em uma Copa do Mundo”, destacou.

Emily reforçou ainda a importância da dedicação e da união da equipe.

“O esporte se decide dentro de quadra, lance a lance. A beleza do esporte está justamente nisso: diferentes países, culturas e estilos que se encontram, e todos têm a chance de mostrar sua grandeza. Nós buscamos fazer isso com humildade e muita dedicação, como sempre fizemos. Feliz demais por esse momento que para todos é mágico e único”, finaliza.


Parnanguara Emily Marcondes é convocada para a Seleção Brasileira de Futsal e disputará a Copa do MundoAvatar de Maickon Chemure

Maickon Chemure

Formado em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2024 como Repórter Policial, além de produções audiovisual. Atua há 16 anos na área de reportagem. Exerce as suas atividades na Folha do Litoral News como coprodutor (PJ).

Você também poderá gostar