A tarde desta quarta-feira, 24, foi histórica para o futsal brasileiro. Em evento realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o técnico Wilson Sabóia anunciou as 14 atletas que representarão o Brasil na primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal organizada pela Fifa. Entre as convocadas está a parnanguara e melhor do mundo, Emily Marcondes, que levará o nome de Paranaguá para o maior palco da modalidade.
O torneio será realizado nas Filipinas, entre os dias 21 de novembro e 7 de dezembro, reunindo as melhores seleções do mundo. O Brasil, atual campeão da Copa América e líder do ranking mundial, caiu no Grupo C, ao lado de Irã, Itália e Panamá. Os jogos da fase de grupos serão todos disputados na PhilSports Arena, em Manila.
Calendário da Seleção Brasileira na primeira fase:
23 de novembro – Brasil x Irã – 8h30
26 de novembro – Brasil x Itália – 7h
29 de novembro – Brasil x Panamá – 6h
A trajetória de Emily
Natural da Ilha dos Valadares, em Paranaguá, Emily começou a jogar ainda criança, com apenas cinco anos, em campos do bairro ao lado de meninos. Segundo a atleta, desde cedo ela enfrentou preconceitos dentro e fora de casa, inclusive da própria mãe, que não aceitava a ideia de vê-la no esporte.
“Enfrentei preconceito dentro e fora de casa. Acredito que todas nós mulheres passamos por situações assim no esporte, mas isso nunca me desmotivou. Como eu era criança, se tinha a bola eu esquecia rapidamente o restante. Logo minha mãe viu que realmente não tinha jeito, era isso que sua filha sempre quis”, relembra.
Aos 11 anos, começou a jogar futsal feminino na Fundação de Esportes de Paranaguá, já defendendo clubes locais. Aos 14, deixou a cidade natal para se dedicar à carreira profissional, passando por Telêmaco Borba, Fortaleza (CE) e São José dos Campos (SP), até chegar à Espanha, onde atua e já completa sua quinta temporada.
Convocação histórica
A emoção da convocação não escondeu o quanto esse momento representa para Emily. “Antes tínhamos a ansiedade de ter esse grande e enorme campeonato, que representa tantas histórias, até mesmo de tempos de escola, onde o futsal sempre foi uma modalidade de grande entretenimento. E agora isso sendo oficial, sabendo que meu nome está entre tantas jogadoras de alto nível, é motivo de choro”, afirmou.
Para a parnanguara, a Copa do Mundo é uma oportunidade única de viver o que até pouco tempo parecia um sonho distante.
“A Copa do Mundo reúne as melhores seleções. Estar entre elas já é um privilégio. Respeitamos cada adversário, porque todos trabalharam muito para chegar até esse momento. Sabemos da força do Brasil e da Itália, assim como das outras equipes do grupo. Nosso foco é jogar com humildade, sempre reconhecendo o valor de cada país que está aqui. Não existe jogo fácil em uma Copa do Mundo”, destacou.
Emily reforçou ainda a importância da dedicação e da união da equipe.
“O esporte se decide dentro de quadra, lance a lance. A beleza do esporte está justamente nisso: diferentes países, culturas e estilos que se encontram, e todos têm a chance de mostrar sua grandeza. Nós buscamos fazer isso com humildade e muita dedicação, como sempre fizemos. Feliz demais por esse momento que para todos é mágico e único”, finaliza.