O parnanguara Gabriel Brites, de 36 anos, construiu uma trajetória de crescimento dentro do Barra Futebol Clube até chegar ao título inédito da Série D de 2025 no último sábado, 4.
Na competição, o Barra mostrou consistência desde a fase de grupos, avançando até o mata-mata com equilíbrio e intensidade. Passou por adversários duros, entre eles Cianorte e Inter de Limeira, até chegar à final contra o tradicional Santa Cruz. No primeiro jogo, em Recife, diante de mais de 45 mil pessoas, a equipe catarinense venceu de virada por 2 a 1. No duelo de volta, em Itajaí, segurou o empate sem gols e confirmou o título nacional.
Para Gabriel Brites, a conquista é o reconhecimento de anos de trabalho.
“Muito feliz, muito contente e principalmente muito realizado com esse título. Uma repercussão muito grande por ser um título brasileiro e ainda mais em cima de uma equipe de grande tradição no nosso futebol. Foram dois jogos extremamente difíceis, mas graças a Deus no final a gente foi coroado com esse título para ratificar ainda mais o nosso trabalho, toda a nossa dedicação, todo o esforço da comissão, dos atletas e de todo o clube. E, principalmente, dos nossos familiares, que estão conosco diariamente e sabem das nossas renúncias para seguir esse sonho”, destaca.
Futuro
O auxiliar parnanguara também projetou o futuro com otimismo.
“A projeção para o ano que vem é a melhor possível, um ano bem cheio, começando pelo estadual, agora com cenário nacional. Vamos entrar para ser campeões, pelo grupo que temos e pelos reforços que estão por vir. Além disso, teremos a Copa do Brasil, uma competição importante em que já começamos na terceira fase. A expectativa é a melhor possível para 2026”.
Gabriel fez questão de agradecer a todos os amigos, torcedores e familiares que estiveram ao seu lado, especialmente à esposa, presente nas vitórias e dificuldades da carreira. O parnanguara agora sonha alto.
“Agora vamos trabalhar para manter o Barra competitivo em Santa Catarina e consolidar o clube entre os protagonistas da Série C e das competições nacionais”.
Trajetória
Gabriel iniciou no clube em 2021, no Sub-15, que terminou em quarto lugar no Estadual. No ano seguinte, subiu ao Sub-17, conquistando títulos inéditos: o Campeonato Catarinense da categoria e a Copa Santa Catarina Sub-17, além da vaga na Copa do Brasil. Em 2023, passou ao Sub-20, chegando à final estadual e garantindo a primeira participação do Barra na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Ainda em 2023, foi promovido ao time profissional como auxiliar de preparação física. Em 2024, ajudou a equipe a superar as dificuldades no Campeonato Catarinense, e em 2025 fez parte da comissão que conduziu o Barra ao maior feito da sua história: o título da Série D e o acesso à Série C do Brasileiro.