Atleta que compete na categoria Juvenil – faixa Azul, até 57 kg (peso-leve)
A atleta parnanguara Aymeê Xavier, de apenas 16 anos, bi-campeã mundial e sulamericana de Jiu-Jitsu da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), segue sua preparação para disputar sua 1.ª competição internacional, o mundial de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi, considerado um dos maiores e mais importantes campeonatos do mundo.
O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro e a atleta conversou com a reportagem da Folha do Litoral News sobre sua preparação. “Estou me preparando desde o começo do ano para este evento. Faço três treinos por dia, contando com preparação física e Jiu-Jitsu (Gi e No-Gi). Em 2022, já participei de vários campeonatos, me coloquei em 1.º lugar no campeonato sul brasileiro, fui vice-campeã brasileira fazendo seis lutas, finalizando quatro delas. Nos dois últimos campeonatos que participei também ganhei Ouro, vencendo três lutas em cada um deles em minha categoria, e sagrando-se campeã destas competições”, comenta a atleta que compete na categoria Juvenil – faixa Azul, até 57 kg (peso-leve).
Ela fala da expectativa para sua 1.ª competição internacional. “A expectativa é bem alta, estou em um nível muito bom, e eu acho que eu tenho muita coisa para apresentar lá fora e espero conseguir e representar bem a cidade de Paranaguá”, completa.
Patrick Xavier, pai da Aymeê, que destaca que o apoio à atleta é também algo que reforça o nome de Paranaguá em torneios esportivos. “Ela vem se preparando desde os 9 anos, sendo muito dedicada, treinando de segunda a sábado, sem interrupção, estuda pela manhã, e vai direto para os treinos, faz uma alimentação super balanceada, para aguentar todo este esforço. Vejo que ela está muito bem preparada e vai trazer uma grande surpresa para nós de lá”, externa Patrick.
A atleta aproveita para fazer alguns agradecimentos, e deixa o contato para quem quiser contribuir ou patrocinar. “Gostaria de agradecer a Academia OCSJJ, que me ajuda muito através do mestre Ocimar e da professora Laureane, bem como aos meus patrocinadores, a prefeitura de Paranaguá também me ajuda bastante, mas como os custos são muito altos, devido ser uma viagem internacional, ainda está faltando algumas arrecadações para hospedagem e alimentação. Quanto a passagem já está tudo certo, mas para cobrir as outras despesas ainda estamos correndo atrás, para isso. Está sendo realizada uma vakinha em prol deste campeonato para ajudar nas despesas, e quem quiser colaborar pode acessar através do endereço: https://www.vakinha.com.br/3135384.
Alguns do títulos conquistados pela atleta
– Bi-campeã mundial
– Bi-campeã sul americana
– Penta campeã paranaense
– Tetracampeã national Pro
– Vice-campeã brasileira
– 3.° colocada Panamericana
Outras informações da atleta podem ser encontradas no Instagram @aymeexavierjj