O Invictus Games, competição voltada para militares com deficiência, foi realizado de 8 a 16 de fevereiro de 2025, no Canadá. Paratletas militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares Brasileiras estrearam com ouro na competição. Entre eles está o paratleta da Associação de Voleibol Paralímpico do Litoral (AVPL) de Paranaguá, Douglas Padilha de Souza.
O paratleta se dedicou ao vôlei sentado por três anos, o esporte se tornou uma paixão e o levou à seleção brasileira. “Participar dos Invictus Games é um momento que nós, atletas do paradesporto militar, sempre sonhamos. É uma chance de mostrar não apenas nossas habilidades esportivas, mas também nossa determinação em superar desafios. Esse evento pioneiro traz um impacto significativo para o esporte paralímpico no Brasil, especialmente para os militares”, disse Douglas.
Douglas é natural de Uruguaiana (RS), onde atuou como soltado militar do Exército Brasileiro. Serviu no município em 2010, quando sofreu um acidente e foi aposentado pelas Forças Armadas. “Poder voltar a representar as forças como atleta paraolímpico é uma grande honra, havia um sentimento antes disso, de abandono, depois do acidente. E agora com esse programa do paradesporto militar, resgatou todos aqueles que estavam afastados para representar como atleta, foi muito lindo”, explicou Douglas.

Segundo ele, o evento é transformador, pois muitos dos participantes mostram a superação, enfrentando desafios como a depressão, acidentes ou sequelas de guerra.
“Agora os vemos motivados e felizes, compartilhando momentos especiais com suas famílias. Agradecemos muito a Deus por nos dar essa oportunidade de participar de um evento tão significativo e poder fazer parte dessa história no desporto militar como a primeira seleção brasileira é uma honra”, completou Douglas.
Ele também contou como começou a treinar vôlei sentado e qual foi o impacto do esporte na sua vida.
“Minha vida no esporte paraolímpico começou em Paranaguá, um amigo e colega hoje de time me viu treinando em uma academia perto da minha casa e comentou sobre o time que ele jogava, a AVPL. Até então, nunca tinha ouvido falar, fui aos treinos e gostei da modalidade e hoje não me vejo longe. O esporte é tão incrível que não muda só sua saúde, mas seu hábito, sua rotina, suas metas, seu corpo e, consequentemente, sua vida.
Foi também no esporte que conheceu outras pessoas e suas histórias de superação. “Conheci pessoas que dividem histórias de lutas parecidas com a minha, antes disso eu não tinha amizade com pessoas que também eram deficientes, tinha um pouco de vergonha de andar sem prótese e hoje me divirto em quadra sem ela”, concluiu Douglas.

O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, destacou a conquista do paratleta. “Douglas é um exemplo de como a perseverança e o trabalho duro podem levar a conquistas incríveis. Ele não é apenas um atleta, mas uma verdadeira inspiração para todos nós”, disse Adriano.
Sobre o Invictus Games
O Invictus Games é realizado a cada dois anos e sua primeira edição foi em 2014. O idealizador da competição é o príncipe Harry, duque de Sussex e bisneto da rainha Elizabeth, que fez a entrega das medalhas aos vencedores. O principal objetivo da competição é promover a recuperação e a reabilitação dos veteranos participantes.
Fotos: Arquivo pessoal