Esportes

Paratleta de Paranaguá é medalha de ouro no Invictus Games

Douglas Padilha de Souza é da Associação de Voleibol Paralímpico do Litoral (AVPL)

Paratleta de Paranaguá

“Participar dos Invictus Games é um momento que nós, atletas do paradesporto militar, sempre sonhamos”, disse Douglas

O Invictus Games, competição voltada para militares com deficiência, foi realizado de 8 a 16 de fevereiro de 2025, no Canadá. Paratletas militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares Brasileiras estrearam com ouro na competição. Entre eles está o paratleta da Associação de Voleibol Paralímpico do Litoral (AVPL) de Paranaguá, Douglas Padilha de Souza.

O paratleta se dedicou ao vôlei sentado por três anos, o esporte se tornou uma paixão e o levou à seleção brasileira. “Participar dos Invictus Games é um momento que nós, atletas do paradesporto militar, sempre sonhamos. É uma chance de mostrar não apenas nossas habilidades esportivas, mas também nossa determinação em superar desafios. Esse evento pioneiro traz um impacto significativo para o esporte paralímpico no Brasil, especialmente para os militares”, disse Douglas. 

Douglas é natural de Uruguaiana (RS), onde atuou como soltado militar do Exército Brasileiro. Serviu no município em 2010, quando sofreu um acidente e foi aposentado pelas Forças Armadas. “Poder voltar a representar as forças como atleta paraolímpico é uma grande honra, havia um sentimento antes disso, de abandono, depois do acidente. E agora com esse programa do paradesporto militar, resgatou todos aqueles que estavam afastados para representar como atleta, foi muito lindo”, explicou Douglas.

foto2 douglas paratleta de paranagua
Paratletas militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares Brasileiras estrearam com ouro na competição

Segundo ele, o evento é transformador, pois muitos dos participantes mostram a superação, enfrentando desafios como a depressão, acidentes ou sequelas de guerra.

“Agora os vemos motivados e felizes, compartilhando momentos especiais com suas famílias. Agradecemos muito a Deus por nos dar essa oportunidade de participar de um evento tão significativo e poder fazer parte dessa história no desporto militar como a primeira seleção brasileira é uma honra”, completou Douglas.

Ele também contou como começou a treinar vôlei sentado e qual foi o impacto do esporte na sua vida.

“Minha vida no esporte paraolímpico começou em Paranaguá, um amigo e colega hoje de time me viu treinando em uma academia perto da minha casa e comentou sobre o time que ele jogava, a AVPL.  Até então, nunca tinha ouvido falar, fui aos treinos e gostei da modalidade e hoje não me vejo longe. O esporte é tão incrível que não muda só sua saúde, mas seu hábito, sua rotina, suas metas, seu corpo e, consequentemente, sua vida. 

Foi também no esporte que conheceu outras pessoas e suas histórias de superação. “Conheci pessoas que dividem histórias de lutas parecidas com a minha, antes disso eu não tinha amizade com pessoas que também eram deficientes, tinha um pouco de vergonha de andar sem prótese e hoje me divirto em quadra sem ela”, concluiu Douglas.

foto3 douglas paratleta de paranagua
O idealizador da competição é o príncipe Harry, duque de Sussex e bisneto da rainha Elizabeth

O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, destacou a conquista do paratleta. “Douglas é um exemplo de como a perseverança e o trabalho duro podem levar a conquistas incríveis. Ele não é apenas um atleta, mas uma verdadeira inspiração para todos nós”, disse Adriano.

Sobre o Invictus Games

O Invictus Games é realizado a cada dois anos e sua primeira edição foi em 2014. O idealizador da competição é o príncipe Harry, duque de Sussex e bisneto da rainha Elizabeth, que fez a entrega das medalhas aos vencedores. O principal objetivo da competição é promover a recuperação e a reabilitação dos veteranos participantes.

Fotos: Arquivo pessoal

Você também poderá gostar

Paratleta de Paranaguá é medalha de ouro no Invictus Games

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Paratleta de Paranaguá é medalha de ouro no Invictus GamesAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.