Com o lugar mais alto no pódio na última etapa do Circuito mundial de Vôlei de Praia feminino antes das Olimpíadas de Tóquio, a atleta Ágatha Bednarczuk Rippel, representante de Paranaguá, ao lado de Duda Lisboa, conquistou o ouro na etapa de Gstaad, na Suíça, e chegam às Olimpíadas na liderança do ranking mundial até o momento, o que para muitos torcedores é um sinal de bom presságio.
A parceria entre a dupla, que foi formada em 2017, conquistou um título de etapa mundial pela sétima vez. As duas chegam fortes para as Olimpíadas, combinando a experiência de Ágatha, que tem em seu currículo a medalha de prata olímpica nos jogos Rio 2016, campeã mundial e diversos pódios no Circuito Mundial, e a juventude de Duda, que disputará uma Olimpíada pela primeira vez.
O time Ágatha e Duda já está no Japão. “Chegamos em Ota, a nossa base brasileira em Tóquio!”, escreveu Ágatha em sua rede social. “A gente sabe o quanto foi desafiadora esta caminhada, agora é a hora de aproveitar cada segundo. Beijos do sol nascente pra vocês”, completou.
O vôlei de praia brasileiro estreará em 23 de julho, dia da abertura da Olimpíada de Tóquio (Japão), contra a Argentina. Todas as datas e horários dos embates da primeira fase foram anunciados na segunda-feira, 12, pela Federação Internacional de Voleibol. Agatha/Duda entrarão em quadra às 23h (horário de Brasília) e farão o primeiro jogo contra Gallay/Pereira. A dupla está no Grupo C, juntos com Bansley/Brandie (Canadá), Wang/X.Y. Xia (China), além das argentinas Gallay/Pereyra (Argentina).
Jogos Paralímpicos
A convocação da delegação brasileira para os Jogos Paralímpicos de Tóquio foi divulgada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na terça-feira, 6, e comemorada em Paranaguá, pois contará com um representante da cidade, o atleta Marcelo dos Santos, na bocha paraolímpica. Ele é treinado pela professora Silmara França, técnica de Paradesporto da Associação Paraolímpica de Paranaguá – APP.
Marcelo conquistou a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro, representando o país na categoria duplas mistas BC4.
“Graças a Deus fui convocado oficialmente para minha segunda Paralimpíada, gostaria de compartilhar minha felicidade com toda família e amigos e agradecer por todos que me ajudaram chegar até aqui, juntos somos mais fortes, rumo a Tóquio”, externou Marcelo.
JOGOS DE TÓQUIO
Os Jogos Olímpicos de Tóquio serão realizados entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021, após um atraso de um ano devido à pandemia. Os Jogos Paralímpicos acontecerão 15 dias depois: de 24 de agosto a 5 de setembro.