A equipe masculina de handebol de Paranaguá sagrou-se campeã da Regional dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs), no sábado 23. A conquista veio após uma grande vitória contra a equipe de Quatro Barras, em um jogo digno de uma final, o qual foi decidido somente na segunda prorrogação.
Paranaguá iniciou muito mal a partida e foi para o intervalo perdendo por 6 gols de diferença, 13 a 7 para Quatro Barras. No segundo tempo, os parnanguaras melhoram e conseguiram tirar a diferença de gols, o tempo normal acabou empatado em 21 gols, o que levou o confronto para a primeira prorrogação, a qual seguiu equilibrada e novamente terminou empatada em 5 gols, sendo assim, o jogo foi para a segunda prorrogação que continuou muito equilibrada. No final, Paranaguá conseguiu passar à frente do placar e venceu o jogo por 32 a 31.
Depois de um longo período sem chegar ao lugar mais alto do pódio da competição regional, o handebol parnanguara voltou a conquistar a medalha de ouro e agora se juntará aos campeões das outras 11 Regionais mais a equipe sede na Fase Final do Jogos que acontece de 11 a 17 de novembro, em Apucarana.
A campanha vitoriosa dos atletas parnanguaras teve início na terça-feira, 19, quando venceram São José dos Pinhais por 25 a 15. Na quarta-feira, 20, a equipe garantiu mais um resultado positivo, vencendo Araucária por 30 a 25. Na quinta-feira, 21, encerrando a fase de classificação, os parnanguaras tiveram uma vitória arrasadora por 30 a 7 sobre Antonina e na sexta-feira, 22, passaram por Guaratuba na semifinal pelo placar de 26 a 16.
O atleta parnanguara Lucas Miranda citou a estrutura fornecida como um dos pilares para a conquista do título. “A Fundesportes vem a cada ano fornecendo todo o apoio para nossa modalidade crescer, todo esse investimento com certeza contribui e muito para a nossa conquista", disse Lucas.
Já o atleta Matheus Guilherme lembrou da derrota na final em 2014. "Na final de Regional de 2014 perdemos o título e a vaga para a Fase Final na decisão de 7 metros e isso ficou engasgado na nossa garganta. No ano seguinte a competição foi cancelada e agora conseguimos alcançar nosso objetivo", enfatizou Matheus.
O paredão parnanguara na competição, o goleiro da equipe Caio Augusto Casburgo, já pensa nas próximas competições. "Agora vamos voltar para Paranaguá, para intensificar nossos treinamentos, temos pela frente a final do Escolar, a Copa São José, a última etapa classificatória do Paranaense Juvenil, em que ainda temos chances de classificação e, em novembro, temos a Final dos Jogos da Juventude”, destacou.
Foto: Ahpa