Os para-atletas Vinícius Cabral e Pam Aires participaram do maior Open de Atletismo da história, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.
Foram 20 países participantes e os para-atletas foram em busca de índices melhores que os levem às competições pela Seleção Brasileira.
Pódio Vinicius Cabral, 1.º lugar – atleta bateu a record brasileiro e seu próprio record de 022.19 segundos nos 100 metros
A técnica da Associação Paralímpica de Paranaguá (APP), Silmara França, comenta sobre as conquistas. “Nossos para-atletas só puderam estar presentes graças à indicação para uma classificação funcional internacional que dá a possibilidade de rankear mundialmente. Vinícius Cabral após ter batido o recorde brasileiro, em Curitiba, no Regional Sul de Atletismo com o tempo de 22”64, bateu novamente seu recorde com a marca de 22”19. Já a Pam Aires é a segunda do Brasil em suas provas de velocidade 100, 200 e 400 metros, categoria Deficiência Visual. Vinícius categoria RR2 Deficiência física com a quebra do recorde ganhou ouro nos 100 metros, e no geral categoria T32 trouxe o bronze”, destaca Silmara, enfatizando que Vinícius é uma promessa do paradesporto de Paranaguá e do Brasil. “Tenho muitas expectativas em relação a ele, pois é um para-atleta dedicado, focado e, apesar de jovem, sabe muito bem o que quer com o esporte. Nossa campanha esportiva continua com o Parajaps e as fases Nacionais de atletismo que antecedem o campeonato Brasileiro de Atletismo em São Paulo novamente”, completa.
Pam Aires é a segunda do Brasil em suas provas de velocidade 100, 200 e 400 metros
Durante o evento aconteceu a estreia da saída com bloco de partida na prova de velocidade, algo novo no Brasil para a categoria de Vinícius.
Vale destacar a importância da família, como é o caso da mãe do Vinícius, Maria Madalena, que possui um papel fundamental na carreira dele. Além de ser uma grande incentivadora, está sempre relatando sobre os benefícios que o esporte está trazendo à vida do Vinícius. Um exemplo a ser seguido.
As participações dos atletas da APP nas competições contam com o apoio da Sespor, Pasa, Rocha Log e Cicles Ninja.
O MAIOR OPEN DE TODOS OS TEMPOS
Neste ano, o Open Internacional foi o maior da história. Mais de 600 atletas, de 20 países, competiram no CT Paralímpico durante três dias intensos, em busca dos índices e a oportunidade de representar o seu País nos mundiais e Parapan.