O Projeto Onda Inclusiva levou centenas de pessoas à Praça de Eventos, no Centro Histórico de Paranaguá, para participar de diversas atividades esportivas e de lazer. O evento foi realizado pela Prefeitura de Paranaguá e teve como objetivo uma ocupação inclusiva dos espaços públicos, reunindo atividades recreativas e esportivas que garantem participação ampla e segura. Atrações como Banana Boat, equipamentos adaptados, balanços e gangorras e brincadeiras fizeram parte das atividades voltadas especialmente às pessoas com deficiência (PcD).
O projeto é realizado em parceria com o Governo do Estado do Paraná e envolve as secretarias municipais de Inclusão, Esportes e Juventude, Educação e Ensino Integral, Segurança e Saúde, que atuam de forma integrada para garantir estrutura, acessibilidade e atendimento aos participantes.
O prefeito Adriano Ramos comemorou o dia de sol o que proporcionou uma experiência ainda melhor para a população que pôde aproveitar as atividades oferecidas. “O dia está maravilhoso e essa parceria com o Governo do Estado, por meio da gestão do governador Ratinho Junior, permite promover o esporte como ferramenta de inclusão. É uma enorme satisfação ver um evento que proporciona acesso ao esporte para crianças, jovens e adultos com deficiência”, frisa.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Fangueiro, reforça que o evento foi realizado com o intuito de gerar promoção de saúde, inclusão, socialização e fortalecimento de vínculos. “O esporte é uma ferramenta fundamental de promoção da saúde e o projeto seguirá ao longo de todo o ano. A Secretaria de Saúde utilizará a estrutura da Secretaria de Esporte e do Comitê Paralímpico para reabilitar pacientes com desequilíbrios de saúde. Estamos muito otimistas com esse projeto, que usa o esporte como ferramenta de transformação de vidas”, destaca.
Incentivo ao esporte
O assessor técnico da Secretaria de Estado do Esporte do Paraná, Edegilson Kmeicik, destaca que a ação é um trabalho importante, que iniciou no sábado, 31 de janeiro, mas que será desenvolvido ao longo de todo o ano. “Este é o início, o lançamento de um projeto em parceria com o Governo do Estado que será bastante importante em Paranaguá. Este será o 9.º Centro de Referência Paraolímpico no Paraná”, ressalta.
O secretário municipal de Esportes e Juventude de Paranaguá, José Miguel Pereira, salienta que a Onda Inclusiva representa um trabalho forte de inclusão no município. “Quero agradecer ao Governo do Estado. Essa iniciativa está totalmente alinhada ao lema da gestão do prefeito Adriano Ramos, que é proporcionar uma inclusão verdadeira”, afirmou.
Miguel explicou que, durante o evento, estão sendo oferecidas atividades como banana boat, jet ski e outras atrações no Palco Tutóia. “É um momento para a população aproveitar e desfrutar. Isso é importante tanto para a gestão quanto para os munícipes. As atividades são voltadas às pessoas com deficiência e abrangem todas as idades”, destaca.
Inclusão
A secretária municipal de Inclusão, Camila Nascimento, reforça que as atividades ocorrerão durante todo o ano. “As ações serão desenvolvidas ao longo de todo o ano. A secretaria oferece oficinas e terapias, tudo pensado para o público-alvo, que são pessoas com deficiências, síndromes e transtornos”, explica.
O coordenador dos Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mário Sérgio Fontes, enfatiza que Paranaguá passa a integrar o circuito nacional dos Centros de Referência. “O projeto conta com cerca de 95 centros espalhados pelo país e, com essa inauguração, Paranaguá recebe o 9.º Centro de Referência do Paraná, fortalecendo a rede de desenvolvimento do paradesporto no Estado”, afirma.
Segundo ele, na última década houve um crescimento expressivo na área, e o projeto teve início em 2018. “Hoje já podemos afirmar que esses centros estão produzindo novos atletas, inclusive para competições internacionais, mas o principal objetivo também é oportunizar o esporte como ferramenta de inclusão, participação, melhora da qualidade de vida, alegria e lazer”, avalia.





