Mais de R$ 200 mil são aplicados, anualmente, na modalidade de futebol de campo pela Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes) da Prefeitura de Paranaguá. São recursos da Lei de Incentivo ao Esporte repassados aos projetos que foram aprovados no edital lançado no início deste ano.
Seis projetos, dentro do programa de cunho social, foram aprovados na modalidade de futebol de campo e a média de crianças e adolescentes atendidos chega a 850 praticando a modalidade em diferentes campos da cidade.
A Associação Social e Educacional Boas Novas, por exemplo, promove a escolinha de futebol nos bairros do Beira Rio, Vila Portuária, Vila Marinho e Alexandra. Crianças da Ilha dos Valadares praticam futebol por meio da escolinha realizada pela Associação Valadares Desportistas Amadores. Paranaguá ainda conta com a promoção desta atividade esportiva praticada, gratuitamente, pela Associação Amigos do Esporte, Associação Esporte Natureza, Associação Esportiva e Recreativa Seleto e a Associação Leões do Futuro.
Além destas associações, outras entidades contam com ajuda da Fundesportes com repasse para pagamento de transporte, taxa de arbitragem, entre outros.
Para o presidente da Fundesportes, Darlan Janes Macedo Silva, a parceria com as associações tem gerado bons frutos em toda a cidade. Para o prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, é uma satisfação dar o suporte necessário para a realização de escolinhas esportivas gratuitas para a população de Paranaguá.