O atleta Luca Jaques, de 10 anos, participou no dia 5 de setembro do Campeonato Mogiano de Boxe, em São Paulo. O parnanguara competiu na categoria mirim e conquistou o seu primeiro cinturão da modalidade.
O evento esportivo dá visibilidade e projeta nomes do boxe a nível nacional. Afinal de contas, atletas de vários Estados e até fora do Brasil participaram deste campeonato. Luca treina há um ano e seis meses com o técnico Jean Zapata e desta forma vai adquirindo ritmo.
Zapata comentou sobre os treinos e a preparação de Luca para o Campeonato Mogiano. “O Luca já vem treinando comigo há um ano e meio e desde então pegamos firme para poder participar de eventos assim rodados e ter mais experiência. Tivemos a oportunidade de estar no Campeonato Mogiano junto com Firmino e todos que realizaram esta competição. Luca foi até lá e estreou já trazendo o cinturão para Paranaguá”, contou.
Com a conquista do primeiro cinturão em competições oficiais, Luca segue com os treinamentos para poder disputar eventos futuros.
O atleta parnanguara Luca Jaques vibrou com a conquista. “Eu estava confiante para a minha estreia. Fui lá e ganhar o cinturão na estreia foi muito legal. Estou treinando bastante com o professor Zapata há um ano e meio e também tenho ajuda e apoio dos meus pais, da minha avó e do meu avô Irineu Cruz, que também é vereador em Paranaguá. Então, fui até o campeonato e ganhei”, descreveu.
Luca seguirá se dedicando ao boxe e busca conquistar mais títulos nos eventos que seguir e que também for convidado a participar. “Vou continuar treinando, me aperfeiçoando para ganhar mais títulos, participar de outros campeonatos”, disse. Com outros eventos à vista, Luca vislumbra novos cinturões.
Nas crianças, a prática de esportes pode ainda ser responsável pela melhora da coordenação motora e também qualidade de vida. “Todos podem conseguir obter o sucesso no esporte. Nós oferecemos a oportunidade para estar no projeto, assim como aconteceu com o Luca, pois o pai dele me procurou. Eu considero uma idade boa sendo a partir dos sete anos, porque já começa assimilar mais, ter uma memória boa, gasta bastante energia. Criança no esporte é melhor do que criança na rua. O Luca teve a oportunidade de estar conosco e espero que não pare. As portas do Zapata Boxe estão sempre abertas para todos”, relatou o treinador Jean Zapata.
Para Renan Jaques, pai do atleta mirim, a participação do Luca e a conquista do título de campeão se tornam ainda mais especiais para a família toda, que vem observando essa evolução desde criança. “Como pai o coração transborda de alegria vendo o filho treinando todo esse tempo forte, eu o acompanho em todos os treinos e já na estreia lutou bem e conquistou o cinturão. Eu já treinei Jiu-Jitsu, mas a vontade pelo Boxe veio do Luca mesmo. Ele assiste UFC e lutas de artes marciais, sempre gostou deste esporte e foi aí que ele pediu para começar a treinar boxe. Entrei em contato com o professor Zapata e a partir deste momento começou a trajetória dele. O Luca tem o apoio de toda família, nós damos todo o suporte para ele desempenhar bem o esporte”, contou.
Luca foi convidado a participar de um novo evento em São Paulo nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro. O atleta mirim já confirmou presença no Reality O Fera.