Há uma crescente busca pela prática desportiva, na atualidade. Entre as modalidades mais buscadas destacam-se as artes marciais.
Em todo o País essas atividades vêm se popularizando e revelando grandes talentos, como o atleta Ozires Gava Neto. Com menos de um ano de carreira no Jiu-Jítsu, Muay Thai e nas Artes Marciais Mistas (MMA), Ozires já conquistou 17 títulos em campeonatos. Hoje, é inspiração para atletas que sonham com uma carreira nas artes marciais.
A paixão por esportes é familiar. Seu pai já foi lutador de karatê e boxe. No entanto, seu filho seguiu um caminho diferente: jogador de futebol do Clube Atlético Paranaense (CAP), onde treinou na base do sub-17. Quando encerrou a carreira futebolística, Ozires mudou-se para o litoral, onde, em virtude de sentir falta das atividades esportivas, começou a fazer musculação para manter a saúde. “Vi que na academia onde eu treinava, a Pride Center Gym, também ofereciam aulas de Jiu-Jítsu e Muay Thai, e como já sabia dos benefícios, decidi fazer também”, destacou Ozires.
Em seu primeiro campeonato, em uma etapa do Paranaense de Jiu-Jítsu, ganhou a medalha de ouro. A partir de então, aprimorou suas técnicas, reforçou os treinos e obteve diversos títulos, dentre eles: campeão catarinense de Muay Thai tradicional, campeão brasileiro de Muay Thai tradicional, campeão paranaense de No Gi (treino sem quimono), campeão paranaense de Jiu-Jítsu, campeão da Copa Sul-Brasileira de Jiu-Jítsu, vencedor de todas as etapas em que participou do Campeonato Catarinense de Jiu-Jítsu, vencedor de todas as etapas paranaenses e catarinenses do Circuito Stance de Jiu-Jítsu, medalha de bronze na seletiva de Jiu-Jítsu dos Emirados Árabes, contando também com um cartel de três lutas de MMA – tudo isso, apenas em 2016.
Apesar dos bons resultados, o atleta deixa de participar de inúmeros campeonatos por falta de patrocínios. Ozires é treinado e recebe orientação de Felipe Siqueira (Muay Thai) e Michael Souza (Jiu-Jítsu), que lhe acompanha nos campeonatos, no entanto, todos os gastos com inscrições, viagens, suplementos nutricionais e equipamentos são custeados por seu pai. “Como ele mora sozinho, nos falamos por telefone com frequência. Enquanto o seu pai faz o papel de empresário, ajudando financeiramente e correndo atrás de patrocínios, eu cobro muito a parte da alimentação”, conta Janaína, mãe do atleta.
Com 18 anos de idade, apenas 12 meses de Jiu-Jítsu e dez meses de Muay Thai, Ozires já compete com lutadores de diversas faixas e categorias, pois luta MMA.
Na questão financeira há ainda uma verdadeira batalha até conquistar seus patrocínios. “Estamos em busca de patrocinadores e apoiadores locais que acreditem no seu potencial e no poder do esporte”, fala João, pai de Ozires.
Para o futuro, o atleta conta que deseja fazer carreira no MMA e conquistar o tão sonhado título mundial.
Ozires compete neste fim de semana em dois eventos. Participa do Paranaense de Jiu-Jítsu, sendo o primeiro que disputará na faixa azul, e no sábado disputa o submission, chamado No Gi. No início de abril, participa do Open Internacional, em Florianópolis.
Para patrocinar ou apoiar o atleta Ozires, entre em contato através do número (WhatsApp): (47) 99199-7636.