conecte-se conosco

Esportes

Jogos da Juventude do Paraná movimentam as praças esportivas de Paranaguá

Em Paranaguá, mais de mil atletas de 25 municípios estão participarão da etapa regional da competição

Publicado

em

A primeira etapa dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), edição 2023, começou na quinta-feira e segue até domingo (01 a 4), com quatro modalidades coletivas: futsal (M/F), basquete (M/F), vôlei (M/F) e handebol (M/F), que serão disputadas por jovens de 14 a 17 anos de idade.

Os jogos são uma iniciativa do Governo do Estado, realizados pela Secretaria do Esporte com apoio das prefeituras dos 12 municípios-sedes da competição. Eles fazem parte dos jogos oficiais do Estado desde os anos 1980.

A edição deste ano reúne mais de 12 mil atletas e treinadores. O número é 33% maior que o da edição anterior, com 9 mil participantes. O número de equipes inscritas também subiu, de 597 para 794. O evento tem a participação direta de 285 municípios.

Agnaldo Luiz Baldo, supervisor estadual dos Jojups, afirma que a competição é um dos eventos esportivos mais importantes do Estado, focado em adolescentes e com alto nível técnico. “Os Jojups desempenham um papel fundamental no avanço da nossa política esportiva, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas esportivas”, afirma.

Paranaguá sede regional

A cidade de Paranaguá está sendo uma das sedes da etapa regional da competição. As partidas no município iniciaram na manhã de sexta-feira, 2, e acontecerão nas praças esportivas da cidade, abrangendo a Arena Albertina Salmon, o Ginásio Joaquim Tramujas e o Centro de Iniciação Esportiva João Hélio Alves, localizado no Jardim Esperança.

Nesta edição, o evento conta com a presença de mais de mil atletas de 25 municípios.

O secretário de Esportes de Paranaguá, Helton Ambrósio, destacou a importância de receber competições como o JOJUPs na cidade e exaltou a participação das equipes de Paranaguá.

“É muito gratificante poder sediar os Jogos da Juventude em Paranaguá. Durante todo fim de semana estaremos recebendo mais de 1000 atletas de 25 municípios diferentes, fomentando não só o setor esportivo, como o turismo e comércio local”, disse Helton, lembrando que “no ano passado, nossos representantes deram um show e conquistaram diversos títulos e para este ano, queremos que aconteça da mesma forma”, finalizou.

A segunda etapa será no fim do mês, entre os dias 22 e 25.

Confira as 12 regiões e seus municípios-sedes:

Região 01 – Paranaguá – Sede: Paranaguá – 30 equipes

Região 02 – Ponta Grossa – Sede: Prudentópolis – 43 equipes

Região 03 – Cornélio Procópio – Sede: Ribeirão do Pinhal – 58 equipes – 350 atletas

Região 04 – Londrina – Sede: Centenário do Sul – 37 equipes

Região 05 – Astorga – Sede: Astorga – 39 equipes – 562 atletas

Região 06 – Umuarama – Sede: Loanda – 70 equipes – 1.072 atletas

Região 07 – Campo Mourão – Sede: Ubiratã – 75 equipes – 1.052 atletas

Região 08 – Cascavel – Sede: Corbélia – 19 equipes – 252 atletas

Região 09 – Clevelândia – Sede: Clevelândia – 36 equipes – 496 atletas

Região 10 – Guarapuava – Sede: Irati – 24 equipes – 320 atletas

Região 11 – Marechal Cândido Rondon – Sede: Marechal Cândido Rondon – 82 equipes – 1.163 atletas

Região 12 – Ivaiporã – Sede: Faxinal – 65 equipes – 908 atletas

Confira a programação dos jogos em Paranaguá:

Em alta