A atleta Janaína de Souza, conhecida por Contramestra Jana Souza, trouxe mais dois títulos da Capoeira para Paranaguá e o Paraná . Em São Bernardo do Campo – SP, ela conquistou o primeiro lugar em duas competições: Brasileiro e Pan-Americano. Jana é contramestra de Capoeira do Grupo Candeias de Capoeira, atua como professora no projeto da Associação Cultural Candeias de Capoeira e ministra aulas no Projeto Social na Secretaria Municipal de Esportes há cerca de 27 anos.
Jana vem competindo e representando Paranaguá desde os seus 14 anos de idade, conquistando alguns mundiais de Capoeira, Brasileiro, Sub-brasileiro, Paranaense, campeonatos internos e de grupos. Há cerca de um ano, a atleta estava defendendo o título Brasileiro em São Paulo – SP pela Confederação Brasileira de Capoeira, e na final, acabou se lesionando, rompendo o ligamento do joelho e fraturando duas costelas. Mesmo assim, alcançou o segundo lugar na competição. “Estava um ano afastada, fiz uma cirurgia, e oito meses apenas de recuperação. Tive a oportunidade de retornar para o Brasileiro e o Pan-americano e conquistei o primeiro lugar em ambas as competições”, comemora a atleta.

Superação
Janaína representou o Paraná na categoria peso-pesado nas duas competições “Foi um desafio bem grande e emocionante também por todo esse acontecido durante o ano que passei afastada. Este foi o meu retorno. O Paraná ficou em segundo lugar no pódio geral, e o Brasil ficou em primeiro no pódio do Pan-americano”, salienta.
“Foi muito gratificante mais uma vez representar nossa cidade e nosso Paraná com muita força, persistência e fé. Agradeço muito a Deus por ter me dado a força de estar lá novamente e a todos que me apoiaram. Foi um desafio não somente físico, mas também psicológico. Tive algumas batalhas não só com competidoras, mas também com o meu psicológico. Representar minha cidade sempre vai ser algo inexplicável, uma sensação maravilhosa”, enfatiza a atleta.
Janaína de Souza retornou para Paranaguá no último domingo e já está treinando novamente. “Estaremos em muitas competições, inclusive o Pan-americano vai ser fora do país e o Brasileiro será em Salvador – BA. Teremos outras competições como o Paraná Combate, Paranaense e o Mundial”, finaliza.




