Uma ídola do esporte brasileiro irá se despedir neste final de semana no litoral do Paraná. A atleta parnanguara Ágatha Bednarczuk Rippel, medalhista olímpica e campeã mundial de vôlei de praia, realizará dois eventos de despedida neste sábado, 18, às 16h, em Matinhos, com um jogo na praia de Caiobá na Arena Portos do Paraná, e no domingo, 19, às 9h, em um evento aberto no Centro de Treinamentos de Esportes de Areia Ágatha, em Paranaguá, no Aeroparque. Ao lado dela estarão jogando atletas de destaque como Duda Lisboa, campeã mundial e melhor jogadora da modalidade atualmente, Rebecca Silva, que foi a última parceira nas Olimpíadas de Tóquio com Ágatha, e a jogadora Natasha Valente, jogadora de destaque no vôlei de praia nacional.
“A despedida vai acontecer no sábado, 18, a partir das 4 horas das 16h na Arena Portos do Paraná, do projeto Verão Maior Paraná do Governo do Estado, que fica em Caiobá. No domingo, 19, eu vou estar recebendo a galera que quiser vir a Paranaguá conhecer as meninas, a Rebecca e a Natasha, que estarão no nosso projeto das 9h às 11h da manhã. Não vai ter jogo nosso, vai ser só a presença das meninas e quem vai estar jogando de verdade são os meus alunos. O projeto vai estar aberto lá para eles baterem uma bolinha, mas a despedida em relação a ter um jogo vai ser na arena em Caiobá”, afirma Ágatha.
Segundo a atleta, o momento é de felicidade por estar fazendo esta despedida no Paraná, algo que faltou, visto que teve outras despedidas em outras cidades e até mesmo fora do Brasil, como, por exemplo na etapa em Doha do Mundial que teve tom de despedida, com homenagem e carinho por parte Federação Internacional de Voleibol (FIVB).”Faltou realmente o meu Paraná, e tinha que ser pertinho da minha cidade, então vai ser em Caiobá. Já quero deixar o convite para todo mundo do Paraná, que possa ir, que tem esse tempinho, não sei se vou ter outras oportunidades de um jogo exibição com atletas tão maravilhosas como essas que vão vir para jogar. Eu nunca vou estar afastada completamente do vôlei de praia, mas realmente eu agora me aposentei, então é diferente, agora é uma nova fase da minha vida”, explica.
Ágatha Rippel afirma que não ficará longe das quadras de vôlei de areia, mas que agora vai ser diferente, sem aquele calor da competição, com foco na exibição e incentivo ao esporte. “Não é como aquela coisa de você saber que eu ia estar numa competição, então para quem pôde, nesses anos aí, torcer muito por mim, e eu sei que tem muitas pessoas com uma carinha enorme na nossa cidade, agora é uma super oportunidade para estar vendo pertinho esse jogo, para dar um abraço, um beijo, tirar uma foto, então vou ficar bem contente se aquela arena estiver bem cheia amanhã, tomara que o tempo ajude”, destaca.
Participação da campeã olímpica em Paris
Outro destaque abordado por ela foi com relação a participação das atletas em seu jogo de despedida. “A Natasha é uma pessoa que eu já jogo contra há algum tempo e é uma grande amiga. E a Duda e a Rebeca são minhas ex-parceiras. Então, quando a gente resolveu chamar para estar nesse jogo, pensamos justamente em atletas que tivessem jogado comigo e elas foram as minhas últimas parceiras. A Rebeca foi a minha parceira nesse ciclo de Paris e a Duda minha parceira no ciclo de Tóquio. Então, realmente foram as minhas duas últimas parceiras que eu tive a oportunidade de jogar. Então, eu estou bem feliz que elas estejam aqui, porque eu sei como é o início de ano para um atleta com pré-temporada, é pesado, você está fazendo uma preparação muito intensa. Final de semana é o único momento para descansar. Ali, às vezes, só tem o domingo, porque sábado você também treina no início do ano. Então, o fato delas terem aceitado o convite de estarem aqui de fazerem um jogo num momento que talvez fosse uma folga delas e enche meu coração realmente de alegria porque eu sinto que elas estão vindo com muito carinho, estão vindo para me prestigiar mesmo”, explica.
“Para a população ter a oportunidade de ver elas aqui é algo incrível, porque a Duda, por exemplo, é a nossa última medalha de ouro das Olimpíadas de Paris, é incrível ter ela aqui no Paraná. A nossa medalhista, a Rebecca jogou uma Olimpíada em Tóquio, é uma atleta olímpica medalhista, já jogou o Circuito Brasileiro, foi campeã do Circuito Sul-Americano. Então, são atletas com um peso muito grande na modalidade. Para quem curte o vôlei de praia e o esporte, ter as meninas aqui é muito legal, tem que prestigiar mesmo. Nós quarto estaremos lá dando o nosso máximo e sendo feliz em queda, porque tenho certeza que vamos transmitir isso para todo mundo que está assistindo. Fica o convite para todo mundo que curte um vôlei, que curtiu a minha carreira todos esses anos e que quer conhecer essas atletas, que venham prestigiar o nosso evento que vai ser muito legal”, finaliza Ágatha Bednarczuk Rippel.