Esportes

Garoto de 11 anos torna-se o atleta mais novo do Leões do Futuro Sespor a assinar contrato com grande clube

Welington Maik é o atleta mais jovem do Leões do Futuro Sespor a assinar contrato com o Coritiba

964btana 1584429837

Welington Maik, conhecido como Pelezinho, acaba de completar apenas 11 anos, mas já vinha chamando a atenção nas categorias de base do Leões do Futuro Sespor.

Grandes clubes hoje em dia estão em busca de um novo talento, que demonstre muita qualidade e ousadia com a bola nos pés. E não é apenas o Coritiba FC que abriu as portas para desenvolver o talento que ele tem. Recentemente, o coordenador foi contatado pelo Atlhetico Paranaense para ofertar oportunidade no clube, mas o Coritiba com uma superestrutura, uma linda história no futebol brasileiro e seus excelentes profissionais conquistou o coração do atleta para desenvolver seu talento e buscar a realização do sonho de se tornar jogador profissional.

Além de profissionais capacitados e um Centro de Treinamento qualificado, o Coritiba oferece ao atleta plano de saúde e odontológico, psicólogo, assistente social e toda estrutura para que os jovens possam desenvolver ao máximo seu futebol.

20190719

Tudo começou no início deste ano, quando seu irmão Mayann (ex-atleta do Leões), participou de um coletivo para a preparação de uma competição sul-americana e trouxe o irmãozinho Maik para assistir ao treinamento, como no dia também estava sendo feito um coletivo da sub-13 do projeto, o coordenador do projeto resolveu dar oportunidade ao menino de apenas 10 anos que dizia que sabia jogar bola. Neste coletivo, o Maik já se destacou e começou a participar da equipe sub-13, inclusive viajando para a disputa da sul-americana em São Paulo, onde foi possível mostrar seu talento e chamar atenção de diversos clubes do País.

Foi preciso apenas poucos minutos em campo para Welington Maik, conhecido como Pelezinho, chamar a atenção do Santos FC, onde ficou cerca de 21 dias em avaliação e obteve o resultado positivo de ser monitorado e ter que voltar no fim de ano para dar continuidade, mas o Coritiba FC também proporcionou um período de avaliação e agora o contratou com exclusividade por 3 anos para dar os treinamentos para a formação do atleta.

Pelo Coritiba, o atleta já disputou competição no Estado de São Paulo, inclusive fazendo gol contra o Fluminense-RJ.

“Eu assisti na hora e gostei muito, aí eu disse: 'Agora, o próximo passo é a trazê-lo (Maik Pelezinho) aqui, para o Leões do Futuro Sespor'. Já tínhamos a categoria dele, na época era o sub-11. Coincidentemente, eu era o treinador da categoria. Ele fez a avaliação e foi muito acima dos meninos. Ele chegou no sub-11, mas já treinava com o sub-13. Ele começou a se desenvolver demais e a aparecer muito”, destacou o professor Tuca.

O Projeto disponibilizou transporte diário, todos os materiais esportivos para os treinamentos e todas as despesas de viagens para as avaliações por onde viajou. A maior dificuldade encontrada hoje é que devido à pouca idade do atleta não é possível que ele fique alojado no clube, fazendo com que a despesa de viagem para treinamentos e concentração para os jogos fiquem por conta do coordenador do projeto, Marcio Queiroz.

Para o Professor Tuca, agora ex-treinador do garoto, o menino é o jogador mais talentoso com quem já trabalhou. Ele atua como atacante esquerda posição em que se sente à vontade, mas é destro, e veste, geralmente, a camisa 11 no Coritiba.

 

SEM CONTRATO PROFISSIONAL

De acordo com o Regulamento Nacional de Registro e Transferência de atletas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), “o vínculo desportivo com atletas pode ocorrer a partir dos 14 anos de idade”. Ou seja, ele joga nas categorias de base do Coritiba, porém, não tem um contrato profissional com o clube, pois não é permitido pela CBF, o contrato é de formação de atleta.

“O atleta tem demonstrado uma maturidade, uma intenção de alcançar o profissionalismo, apesar de ser bastante novo. Cada caso é um caso e tem que ser tratado de forma específica. Ele é um atleta que se dedica 100% ao seu objetivo, demonstra seriedade e comprometimento e, dessa forma, é necessário haver uma atenção especial. Ele é prematuro”, enfatiza Queiroz. 

Você também poderá gostar