A Federação Paranaense de Futsal divulgou na segunda-feira, 11, a tabela completa do Estadual. Nesta temporada, 11 equipes irão lutar pelo acesso à Série Ouro em 2020. A estreia da Apaf, único representante do litoral no campeonato, será fora de casa, no sábado, 23, contra o Coronel Futsal, no Ginásio Polo Esportivo.
Esta será a primeira de nove viagens que a equipe fará neste ano, ao todo a Apaf percorrerá 9.720 km, durante toda a primeira fase. Neste dado consideramos apenas os jogos fora de casa entre turno e returno do Estadual. A viagem mais longa será feita na 9.ª rodada do segundo turno, quando a equipe seguirá com destino a São Miguel do Iguaçu, que fica a 694 km de distância de Paranaguá.
Segundo a fisioterapeuta Karina Santos, alguns movimentos podem ser executados para amenizar o cansaço da viagem. As dicas servem para atletas e torcedores que costumam pegar a estrada. "As dores musculares, alteração postural e incômodos podem aparecer quando ficamos muito tempo na mesma posição. Quando sentados, meu conselho para os atletas é: movimentar os pés para cima e para baixo para ajudar na circulação, movimentar cabeça, pescoço e ombros e andar, sempre que possível, para que o corpo resista às viagens longas", destacou.
Na temporada 2018, a Apaf percorreu 6.222km, quando dez equipes brigaram pela vaga na Série Ouro. O time parnanguara chegou a liderar a competição e conquistou vitórias importantes fora de casa, as quais determinaram a classificação antecipada da equipe na segunda fase. A meta do time para 2019 é dar o melhor, para que seja possível vencer dentro e fora de casa.
Pré-temporada termina no sábado em Ponta Grossa
Renan estreou com estilo e marcou um dos gols da vitória
A Apaf venceu o Real Colombo na quinta-feira, 14, pelo placar de 7 a 2. No sábado, 16, o time parnanguara enfrenta o PYL FUTSAL, às 18h30, em Ponta Grossa, no Ginásio Oscar Pereira. Tanto o Real Colombo e o PYL Futsal se preparam para a disputa da Série Bronze e a Apaf para a estreia na Prata, dia 23, em Coronel Vivida.
Com/Apaf
Fotos: Diogo Monteiro/APAF