Na noite da sexta-feira, 21, centenas de alunos da rede estadual e privada de ensino participaram da abertura da Fase Municipal dos Jogos Escolares 2025 em Paranaguá. A cerimônia contou com a presença do prefeito Adriano Ramos, da vice-prefeita Fabiana Parro, de secretários municipais, bem como atletas do município, pais dos estudantes, professores e comunidade escolar, onde ocorreu o desfile das escolas participantes e retorno da tocha olímpica, com direito a show e arquibancadas que foram reabertas ao público lotadas. Os jogos contam neste ano com 25 modalidades, incluindo, por exemplo, futsal, voleibol, vôlei de praia, handebol, basquete, jiu-jitsu, xadrez, com destaque para a integração junto às escolas e famílias.
O prefeito Adriano Ramos destacou a alta adesão das escolas, comunidade escolar e famílias aos Jogos Escolares 2025. “É um trabalho de resgate que estamos fazendo durante esses quatro anos, com foco em ampliar a cada ano o número de participantes das escolas de Paranaguá”, afirma, destacando que ele mesmo já participou da fase final dos Jogos Abertos do Paraná, que foi em Paranaguá no ano de 1986. “Temos um grande objetivo na Secretaria de Esportes que é descentralizar o esporte, levar o esporte para os bairros, estamos trabalhando para isso. É um ano difícil por conta do orçamento, mas é a nossa função. Outro grande objetivo é proporcionar esportes a todos os jovens, dando acesso a eles, oportunidades. Queremos descobrir talentos, o parnanguara é talentoso em todas as áreas”, completa.

“Em edições anteriores nós tínhamos o ginásio fechado para a participação dos pais. Eu mesmo sempre fui muito participativo, tenho quatro filhos, na participação dos meus filhos aqui, às vezes tinha dificuldade para entrar. Então nós não queremos que nenhum pai fique da porta para fora, nós queremos que a família esteja aqui participando dos seus filhos”, ressalta o prefeito sobre a abertura dos portões dos locais dos jogos à comunidade, contando com profissionais de segurança e vigilância, destacando também a campanha da Páscoa Solidária com a possibilidade dos cidadãos doarem chocolates durante os jogos que serão destinados à Provopar para doações a crianças em situação de vulnerabilidade social.
A vice-prefeita Fabiana Parro destacou a importância do esporte para a saúde, bem como a formação de valores positivos junto aos jovens. “Além do físico, de tudo que te traz de benefício para a saúde, o esporte traz diversas outras coisas como a concentração, saber lidar com as outras pessoas, respeitar os limites dos outros, então só há o que se ganhar com a prática do esporte, eu pratico esporte diariamente, sou muito incentivadora e as nossas crianças precisam disso. Quando você tem uma criança que está dentro do esporte ela saí um pouquinho da tela, muda a sua visão, começa a pensar no futuro”, afirma, destacando a prática de esporte contínua pelos seus filhos e família.

“O esporte é fundamental para as nossas crianças. Fica o convite para que as famílias venham, é muito importante para as nossas crianças que os pais participem, que a criança tenha orgulho de ver que seu pai e sua mãe estão presentes e torcendo por ele”, salienta Fabiana Parro.
Secretários de Educação e Esporte
Segundo a secretária municipal de Educação, Fabíola Arcega, os jogos são importantes e demonstram a importância do esporte e educação serem aliados na formação de estudantes. “O esporte deve estar presente desde a educação infantil. Vamos iniciar um projeto de escola de formação esportiva para que nossas crianças conheçam e vivenciem o esporte desde cedo”, destaca. “Os estudantes das escolas estaduais, também dos nossos quintos anos, estão convidados a prestigiar e conviver neste ambiente tão salutar que é o esporte. Convidamos também toda a comunidade escolar”, salienta.

“A abertura contou com o ginásio lotado. Durante a semana, de segunda à sexta-feira, teremos jogos aqui, no Tramujas, no Eva Cavani e no Jardim Esperança. É um momento único para a garotada que está aí, vocês puderem ver a alegria deles aqui dentro, a movimentação, precisamos sim ter os jovens ligados ao esporte”, ressalta o secretário municipal de Esportes, Silvio Lucas. Ele destacou que toda a sociedade parnanguara está convidada a prestigiar e que o evento terá segurança para os estudantes com vigilância constante. “Esperamos que todos venham assistir. Os pais, vizinhos, familiares, podem vir prestigiar”, explica, destacando que os alunos devem vir no contraturno assistirem e não faltarem às aulas nas escolas.
“Quem puder e quiser trazer pode trazer um chocolate para a Páscoa Solidária da Provopar. Eles estarão recebendo nas entradas, bem como durante os jogos, que a gente vai fazer esta doação para a Provopar e os chocolates serão encaminhados para doações”, salienta Silvio Lucas, ressaltando a orientação para estudantes não levarem mochilas aos jogos, sendo que as entradas das equipes e alunos serão distintas.










