Considerada a maior competição de voleibol nas categorias de base da América Latina, a Taça Paraná tem em suas edições competições das categorias Sub-14 até o Sub-21.
Neste ano, Paranaguá participou em duas categorias, sendo representada pela Nelp Univolei de Paranaguá, na Sub-16 (até 15 anos) e na Sub-18 (até 17 anos), ambas no feminino, sagrando-se campeãs nas duas categorias.
Na categoria Sub-16, conquistou a Série Ouro do evento, que possui três categorias: Ouro, Prata e Bronze, como explica a Secretária da Nelp, professora Geórgia da Cunha Ben. “Como a Nelp não perdeu nenhum dos jogos, disputamos a final da série ouro”, disse Geórgia.
Na categoria Sub-18, a Nelp conquistou o Ouro na categoria Prata, pois o time perdeu apenas um jogo, contra o Sesi de São Paulo. “Quando perdemos um jogo passamos a disputar em uma nova categoria”, explica Geórgia.
Ele conta que as equipes foram na quinta-feira, dia 28 de outubro, para Curitiba, onde as equipes realizavam pelo menos dois jogos por dia por categoria. “Tivemos confrontos com equipes de vários estados do Brasil, como do estado de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, de São Paulo, todas equipes de força nacional. E esta competição tem este objetivo, revelar talentos. No Sub-16 além de vitoriosos, nós tivemos escolhida a melhor jogadora da competição, a Laura e a melhor levantadora da competição Luana”, destaca Geórgia.
As equipes seguem treinando forte pois este ano, com a retomada das competições, participaram de vários torneios e campeonatos. “Estaremos jogando o campeonato estadual Adulto Série A, na qual o próximo desafio será na sexta-feira, contra São José dos Pinhas, e na próxima quarta-feira é importante destacar que é o nosso último jogo em casa contra a fortíssima equipe de Foz do Iguaçu. Ainda que seja uma competição adulto, as nossas meninas do juvenil já atuam nesta categoria também, onde elas já podem desenvolver o melhor do seu vôlei da melhor maneira possível. Também estamos participando da final dos Jogos da Juventude neste final de semana, onde neste final de semana tem a semifinal e se der tudo certo no domingo a final. No final do mês no dia 21, estaremos sediando em Paranaguá as competições do campeonato estadual Sub-14 e Sub-16. Pela primeira vez Paranaguá recebe uma competição deste porte, uma parceria da associação com a Secretaria Municipal de Esportes (Sespor) de Paranaguá, e aproveitamos para destacar o trabalho que o Helton Ambrosio vem fazendo dentro da pasta, pois não mede esforços para nos ajudar. Graças a esta ajuda vamos sediar e participar pela primeira vez desta competição. Então este ano já fomos campeãs na categoria Sub-17 na categoria prata, conquistamos uma vaga para disputar a série ouro do Sub-17 no ano que vem, nosso Sub19 participa do campeonato estadual, e jogaram contra nove equipes diferentes do Paraná e foram vitoriosas invictas. No final deste mês teremos a final deste estadual que estamos disputando e com grandes chances de medalha no Sub-19”, explica Geórgia.
“Através destas competições nossas atletas tem uma grande oportunidade de seguir uma carreira no vôlei, pois existem muitos caça talentos observando as equipes, e Paranaguá nunca havia chegado tão longe em uma disputa desta, e fomos campeã pela primeira vez na série ouro na história de Paranaguá e também na série prata, na verdade essas meninas jogaram muito bem, temos meninas casa da prata, que iniciaram novinhas em nossas escolinhas, e temos as meninas que vieram a somar com o município de Paranaguá. Este ano, quando assumimos o desafio, nós resolvemos fortalecer o vôlei de Paranaguá e abrimos a casa do atleta, onde trouxemos um técnico novo e cinco atletas que residem aqui em Paranaguá desde dezembro de 2020. E como elas tem destaque nacional a nossa escolinha teve um “boom” gigante e hoje temos mais de 150 crianças treinando em nossas escolinhas de voleibol, e com certeza muitos talentos serão revelados. Elas jogaram a Taça Paraná com muita maturidade e alegria, e dava para ver no sorriso delas que estavam fazendo o que amam”, disse Geórgia, enfatizando que a Nelp carimbou o nome de Paranaguá na história do vôlei nacional. “Estamos muito felizes com o resultado, é lógico que nada aconteceria sem o apoio do município, mas realmente resolvemos entrar para fazer a história do vôlei de Paranaguá. Queremos colocar em definitivo o nome de Paranaguá no mapa do voleibol”, externa a secretária.