Esportes

Em despedida em solo brasileiro, a dupla Ágatha e Rebecca vencem etapa final do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2024

Atleta ainda têm mais um desafio pela frente, representará o Brasil no Finals do Circuito Mundial, em Doha, no Catar, entre 4 e 7 de dezembro

Foto 1 Agatha

Com um legado expressivo, Ágatha vai se despedindo das quadras como uma das grandes atletas do vôlei de praia do mundo (Fotos: Dhavid Normando/FV Imagem/CBV)

A despedida de Ágatha do cenário competitivo em solo brasileiro foi marcada por emoção e vitória. Em uma exibição de alto nível, a dupla formada por Ágatha e Rebecca conquistou o título da décima e última etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2024. O torneio aconteceu nas icônicas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, e teve sua final disputada no último sábado, 23 de novembro.

Na partida decisiva, elas superaram Thâmela e Victória em um duelo emocionante, vencendo por 2 sets a 1. As parciais de 26/24, 19/21 e 16/14 no tie-break refletem a intensidade e o equilíbrio da disputa. As adversárias vinham embaladas por resultados expressivos no Circuito Mundial, incluindo uma conquista recente sobre Taiana e Talita na etapa de João Pessoa, na Paraíba.

foto 2 Radames
A Confederação Brasileira de Voleibol fez uma homenagem a atleta durante a partida, entregando-lhe uma placa por sua dedicação, conquistas e inspiração, entregue pelo presidente Radamés Lattari Filho

Ágatha conversou com a reportagem da Folha do Litoral News e, emocionada, expressou seu sentimento de estar mudando de ciclo.

“Eu considero que estou em paz e feliz ao mesmo tempo, seriam essas duas palavras. Em paz, porque tenho certeza de que estou muito bem resolvida quanto a essa decisão. Busquei muito voltar ao alto nível depois da gestação, consegui, então a opção de parar realmente está sendo uma escolha. Eu poderia continuar jogando, mas escolhi parar, e estou em paz. Poder olhar para trás e ver tantos anos de dedicação, tantos títulos lindos conquistados. Então, sei que estou fechando um ciclo de vida muito vitorioso, no qual consegui entregar tudo o que podia. A paz vem disso, de saber que dei tudo o que podia dar. Estou em paz mesmo”, disse a atleta, enfatizando estar muito feliz.

“Feliz porque sou muito grata a tudo que vivi, coisas boas, e coisas não tão boas, que me fizeram muito forte como pessoa. Sou muito feliz por cada detalhe, cada desafio, cada alegria, cada título que vivi na minha caminhada. Por tudo que o vôlei me proporcionou nesta vida. Viver, estar no esporte de alto rendimento, conquistar. É viver coisas muito intensas”, completou Ágatha.

foto capa 1

“Não sei se eu teria tido essa oportunidade sem o esporte, conhecer pessoas maravilhosas, realmente viver intensamente. Esses 31 anos dentro do vôlei me deixaram muito feliz. Estou bem feliz também com o ciclo que vai se iniciar. Quero viver uma rotina mais calma, estar mais próxima da minha filha de dois anos, vivendo as coisas simples da vida, que valorizo muito. O dia-a-dia, o cotidiano. Com o esporte, isso é mais difícil, porque viajamos muito e a vida é muito corrida, com uma grande demanda. Então, estou feliz com essa nova etapa que vai começar. Não tenho planos profissionais fixos neste momento, mas tenho certeza de que portas vão se abrir, e também vou buscar por isso. Mas estou indo com calma, porque foi a vida inteira de muita entrega, sempre correndo atrás. Agora, quero desacelerar um pouco. Estou muito feliz por começar a viver de forma mais tranquila, com um ritmo mais leve. Então, seriam esses dois sentimentos: muita felicidade e uma paz, uma serenidade no coração. E muita gratidão. Meu coração está cheio de gratidão por tudo que vivi até hoje”, completou.

foto 3 familia
Na foto, a atleta recebendo o carinho da filha Kahena e o marido Renan Rippel

Desde que se uniram após os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Rebecca e Ágatha colecionaram momentos importantes, mas não conseguiram garantir a classificação para Paris 2024. Ainda assim, a dupla deixou sua marca no cenário internacional, alcançando três pódios no Circuito Mundial em etapas Challenger e duas semifinais em etapas Elite 16 do circuito mundial e garantindo atualmente a quinta posição no ranking da modalidade.

No Brasileiro, a dupla conquistou diversas etapas de São Luís e Rio de Janeiro, 2.° lugar em Natal, 3.° lugar em Brasília.

A temporada de 2024, no entanto, marca o fim da parceria. Ágatha, aos 41 anos, se prepara para encerrar sua carreira profissional. Com um legado expressivo, Ágatha se despede como vice campeã olímpica Rio 2016; campeã da Copa do Mundo 2015, Campeã do Word Tour finals 2018, três vezes campeã do circuito mundial, e três vezes campeã do circuito brasileiro, consolidando-se como uma das grandes atletas do vôlei de praia.

IMG 20241125 WA0123

Antes do adeus definitivo, Ágatha e Rebecca ainda têm mais um desafio pela frente. Elas representarão o Brasil no Finals do Circuito Mundial, que acontecerá em Doha, no Catar, entre 4 e 7 de dezembro, encerrando uma trajetória marcada por superação, títulos e dedicação ao esporte.

Você também poderá gostar


Em despedida em solo brasileiro, a dupla Ágatha e Rebecca vencem etapa final do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2024

Hedran Gebran

Hedran (Guru) Gebran é jornalista e colunista diário do Jornal Folha do Litoral News, onde há mais de 20 anos comanda a Coluna do Guru. Com uma vasta experiência, escreve sobre política, eventos, entretenimento e diversos assuntos de interesse geral, oferecendo aos leitores uma visão única e bem-informada sobre os principais temas que impactam a cidade e a região.