Paranaguá participou e venceu a mais recente edição do Dia do Desafio. O evento envolve vários países, sendo organizado no Brasil pelo Sesc e promovido mundialmente pela TAFISA – The Association for International Sport for All.
Todos os anos uma cidade "desafia" outra, implantando uma disputa sadia. Vence aquela que motivar mais pessoas à prática de atividade física no dia do evento. Neste ano, Paranaguá disputou com a cidade de Calabozo, na Venezuela, vencendo com larga vantagem.
Paranaguá totalizou 47.228 pessoas praticando atividades físicas. O número representa 34% da população. Já a cidade venezuelana teve um percentual de 3%, mobilizando 4.952 pessoas.
O Sesc Paranaguá abrange também o município de Antonina, o qual venceu a cidade de Guayanilla (Porto Rico) por um placar de 28% contra 3%; Morretes venceu a cidade de San Antônio Águas Calientes (Guatemala) pelo placar de 15% contra 0%. Já a cidade de Guaraqueçaba não teve um bom resultado, sendo derrotada pela cidade gaúcha de Caiçara, por 33% contra 12%.
De acordo com a diretora do Sesc, Ana Carolina Paulicones, a boa participação de Paranaguá e das demais cidades do litoral se deve à adesão que o evento obtém de empresas, associações, estabelecimentos de ensino e da comunidade em geral. “Hoje as pessoas sabem como funciona o Dia do Desafio, entendem também da importância da qualidade de vida. Elas procuram a unidade do Sesc, se inscrevem e incentivam as demais pessoas”, destacou.