conecte-se conosco

Esportes

De Guaraqueçaba para o Flamengo

Atacante Felipe Teresa, de 16 anos, é nascido em Guaraqueçaba, assina contrato com o Flamengo-RJ

Publicado

em

Fotos: arquivo do atleta

O litoral do Paraná sempre foi um celeiro de craques. Atualmente, um atleta tem percorrido esse caminho, ainda que muito jovem. Trata-se do atacante Felipe Teresa, de 16 anos, nascido em Guaraqueçaba. 

O jovem atleta disputou o Campeonato Paulista Sub-15 de 2021 pelo Independente de Limeira, se destacando como artilheiro do Paulista com 17 gols em 15 jogos, sendo que disputou 5 jogos a menos que os atacantes concorrentes.

Com este resultado expressivo, diversos clubes do Futebol Brasileiro desejaram o atleta em sua base, clubes como Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Internacional RS, Atlético MG, Bahia e Fluminense, mas o coração da família falou mais alto e o projeto apresentado pelo Flamengo RJ foi o mais atrativo.

O feito do atleta de Guaraqueçaba é enorme, por se tratar de um atleta humilde, que perseverou e ultrapassou diversos obstáculos em busca da realização do seu sonho, que era jogar futebol profissional.

Para a evolução de sua qualidade física e técnica, Felipe contou com a estrutura oferecida pelo Leões do Futuro, mas principalmente com todos os ensinamentos ofertados pelos professores de Guaraqueçaba e Paranaguá que passaram em sua trajetória de atleta.

Os dois jogos contra o “Timão” foram especiais para o menino criado em Guaraqueçaba, pois o atleta marcou 4 gols em 2 partidas contra o poderoso adversário.

Felipe deu os primeiros chutes nos campos de várzea junto com seus pais e tios em Guaraqueçaba, passando a atuar com apenas 11 anos pela equipe do professor Jackson.

“Graças a Deus temos conseguido conquistar grandes coisas e agora com a oportunidade de atuar pelo Flamengo que sempre foi meu sonho. Claro que fico feliz por estar tendo oportunidades, passei os últimos quatro meses com treinamento intensivo no Azuris PR, clube com excelente infraestrutura que me deu um crescimento muito grande como atleta, já que treinava com o time profissional que disputou o campeonato paranaense. Quero enaltecer todos os professores, preparadores físicos, médicos e fisioterapeutas, que me ajudaram no meu trajeto e passar para os jovens que acreditem no sonho de cada um, o esporte abre portas, mas precisa de disciplina e comprometimento. Todos foram importantes e quero continuar fazendo minha história esportiva”, disse Felipe. 

Ser o principal artilheiro do Campeonato Paulista de 2021 fez com que as sondagens de grandes clubes do país ao jovem atleta começassem a surgir.

Os pais de Felipe estão muito orgulhosos. Segundo a mãe, Vanderléia, é um sonho que está se concretizando.  “Hoje é um dos momentos mais felizes da minha vida, pois é um sonho sendo realizado. Felipe é um menino que desde pequeno, seus primeiros passos foi correr atrás de uma bola. Com apenas três anos de idade já dá seus primeiros chutes com a esquerda, era um chute certeiro, quando pequeno fugia de casa e quando chegava todo sujo de areia perguntava onde estava?  Ele respondia que estava jogando bola. Desde então o menino não parou mais. Hoje, só tenho agradecer a Deus as pessoas envolvidas por ter dado oportunidade a ele, não foi fácil chegar até aqui, sei que ainda vai ter momentos difíceis mas o sonho dele é nosso também, vamos estar sempre do lado dele, a família toda estamos muito feliz por ele”, enfatiza a mãe.

Já o pai, Dionir Prisco Teresa, enfatiza que é só felicidade. “Esta é a sensação da maior felicidade do mundo, que lutou tanto, batalhou tanto e sei que é um pequeno passo que ele está dando, mas poderá se tornar maior ainda, após muita luta, muita dificuldade, chegar onde ele chegou é agradecer a Deus e só felicidade”, comentou Dionir.

Tendo treinado e competido em eventos intermunicipais e interestaduais, pelo Projeto Social Leões do Futuro de Paranaguá, com destaque na Taça das Favelas realizada no Paraná.

Felipe e Reinaldo da FJB Sports

Atualmente Marcio Queiroz é quem cuida da carreira de Felipe Teresa, em parceria com a FJB Sports, empresa responsável por administrar a carreira esportiva de diversos jogadores no Brasil e na Europa.