A edição de 2023 da Copa Mundo do Futsal Sub-21 Masculino terá início no dia 15 de maio. A competição, que em 2022 foi um verdadeiro sucesso e reuniu milhares de pessoas na Arena Albertina Salmon, tem Paranaguá novamente como sede do evento internacional.
FUTSAL DAS ESTRELAS
Ao todo, são 15 equipes de 10 países confirmadas na competição e, para este ano, a abertura do evento acontecerá em grande estilo. No dia 15 de maio, a Arena Albertina Salmon receberá o Futsal das Estrelas, que será protagonizado por Falcão, um dos maiores jogadores de futsal do mundo. “No dia 15 de maio, às 20h, na Arena Albertina Salmon, rola o tão esperado encontro com Falcão, o maior jogador de futsal de todos os tempos! E você não pode ficar de fora dessa”, informou a comunicação da Secretaria Municipal de Esportes (Sespor), da Prefeitura de Paranaguá.
Os ingressos estão disponíveis na Arena Albertina Salmon, na Ponta do Caju, e no Centro de Iniciação ao Esporte “João Hélio Alves”, no Jardim Esperança. As pessoas poderão adquirir os ingressos de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h, mediante doação de 1kg de ração animal.
“Nossa administração é voltada para todos e todas as áreas. Em nosso município temos muitas pessoas atuando na causa animal e sabemos das necessidades, por este motivo vamos reverter todas as doações para ajudar neste importante trabalho desempenhado”, destacou o prefeito Marcelo Roque.
COPA MUNDO DO FUTSAL
As equipes brasileiras confirmadas são: Rio Branco Futsal (Paranaguá-BR), equipe sede da competição, JEC/KRONA (Santa Catarina-BR), Magnus Futsal (Sorocaba-BR), Criciúma Futsal (Santa Catarina-BR), classificados na etapa nacional da Copa Mundo do Futsal, que aconteceu em Maracaju (MS).
As equipes internacionais confirmadas são: Barcelona (da Espanha), campeão mundial da edição 2022 da competição, Palma Futsal (Espanha), Hakoah (Austrália), Alma Futsal (Japão), Pacífico Futsal (Argentina), New York Equador (EUA), Torpedo Futsal (Rússia), Atlas Futsal (Colômbia), Olímpia Futsal (Paraguai), Pinocho (Argentina) e Futsal Club Toronto (Canadá).
Tendo em vista o grande sucesso da edição 2022, o prefeito Marcelo Roque exaltou sua felicidade em ter a Cidade Mãe do Paraná como sede da competição novamente.
“Sabemos o quão grandioso é este evento e poder ser sede da competição é muito gratificante para todos nós. Esse ano, além de receber o Mundial Masculino Sub-21, também receberemos o Mundial Feminino da mesma categoria, o que mostra que nosso município está apto para receber grandes competições como esta”, destacou Marcelo Roque.
INGRESSOS
O valor de entrada para os jogos da competição internacional será de 1kg de alimento (exceto sal, açúcar e fubá). Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na Arena Albertina Salmon, na Ponta do Caju, e no Centro de Iniciação ao Esporte “João Hélio Alves”, no Jardim Esperança. Todos os alimentos arrecadados durante a competição, serão doados para entidades carentes.
TRANSMISSÃO AO VIVO PARA O MUNDO INTEIRO
Em 2022, mais de 164 milhões de pessoas foram impactadas com a cobertura do evento e para 2023, a Sportv transmitirá cinco jogos da competição, ampliando ainda mais a visibilidade da competição, destacando a Cidade-Mãe do Paraná.
Para o secretário municipal de Esportes, Helton Ambrósio, a competição atravessa diversas barreiras e vai muito além do esporte. “A Copa Mundo do Futsal é uma competição esportiva de nível internacional que vai muito além do esporte. Ano passado, Paranaguá parou com a realização do evento e para este ano, nosso objetivo é fazer com que seja ainda melhor. Além de promover jogos entre grandes equipes, teremos a oportunidade de seguir fazendo o bem às famílias necessitadas através da arrecadação e doação de alimentos”, finalizou o secretário.
ESTRUTURA APROVADA
Tendo em vista a estrutura oferecida, o potencial turístico, comercial, hoteleiro da cidade e a aderência da população ao evento, o CEO do Mundo do Futsal, Anderson Andrade, destacou a força que Paranaguá tem proporcionado para a Copa Mundo do Futsal.
“Estamos maravilhados com tudo o que tem acontecido em Paranaguá. Em relação às sedes, nós sempre buscamos a estrutura em todos os aspectos, qualidade de hotel, alimentação, ginásio e aqui nós encontramos tudo isso, sem contar no apoio do prefeito Marcelo Roque e do secretário de Esportes Helton. Tudo isso foi fundamental, assim como o envolvimento e comprometimento de todos da cidade que estiveram diretamente ligados ao evento do ano passado, a torcida comparecendo”, comentou.
ESPAÇO ADAPTADO
A Arena Albertina Salmon contará com um espaço adaptado para pessoas com transtorno de espectro autista (TEA). Totalmente personalizado, o espaço terá a presença dos profissionais da Secretaria de Inclusão (SEMI), além de todo material necessário para garantir o bem-estar dos presentes. A equipe disponibilizará protetores auriculares, para atender àqueles que contam com hipersensibilidade auditiva.
Com informações da Sespor e Prefeitura de Paranaguá