conecte-se conosco

Esportes

Copa Mundo do Futsal começa hoje em Paranaguá com 12 equipes de vários países

Prefeito Marcelo Roque visitou o local da competição e desejou boa sorte aos times ao lado de Anderson Andrade, idealizador do evento, e Helton Ambrósio, secretário de Esportes de Paranaguá

Publicado

em

O grande espetáculo conhecido como Copa Mundo do Futsal F12.Bet Sub-21 começa nesta terça-feira, 10, e Paranaguá será o palco da grande competição de nível internacional. Ao todo, são 12 equipes confirmadas na competição que se estenderá até o dia 15 de maio, na Arena Albertina Salmon.

De acordo com o secretário de Esportes de Paranaguá, Helton Ambrósio, o evento esportivo está pronto para iniciar. “Tudo pronto! Começamos a semana finalizando toda a organização do espaço, quadra, salas, staff, sonorização para garantir que toda a população possa curtir o evento com muito conforto. A estrutura da Arena Albertina Salmon é uma das mais modernas do Paraná, portanto estamos muito ansiosos para receber tanto os atletas para grandes jogos, quanto a população para prestigiar este evento de nível internacional”, destacou.

Entre as equipes participantes da competição estão: Rio Branco Futsal (Brasil); Barcelona (Espanha); Palma Futsal (Espanha); Alma Futsal (Japão); River Plate (Argentina); Boca Juniors (Argentina); Coronel Escurra (Paraguai); Atlas (Colômbia); Peñarol (Uruguai); Joinville (Brasil); Pato Futsal (Brasil) e Corinthians (Brasil).

“Além de estarmos movimentando o setor esportivo, também estaremos movimentando o cenário econômico e turístico, tanto da nossa cidade quanto do litoral como um todo. Essa é a grande retomada dos grandes eventos na cidade, por isso agradeço ao prefeito Marcelo Roque por ter um olhar cuidadoso para o esporte da nossa cidade e sempre abraçar grandes ideias”, observou Helton.

O Rio Branco, equipe representante de Paranaguá, estreia nesta terça-feira, 10, às 20h, contra o Barcelona, jogo válido pela primeira fase da competição mundial. “Isso mesmo! O Rio Branco entrará em quadra representando a Cidade Mãe do Paraná com um time forte e que com certeza vai dar o seu melhor durante a competição. Trabalhamos em conjunto com as associações esportivas da cidade para montar a equipe e estamos muito felizes em poder colocar o nome da cidade para disputar o mundial”, relatou o secretário.

Foto: Divulgação / Sespor

Cada ingresso valerá para um dia do evento e a aquisição poderá ser feita diretamente na Arena Albertina Salmon (de segunda a sexta das 8h às 11h e das 13h30 às 18h), mediante a entrega de 2 quilos de alimento por ingresso. “Serão dois quilos de alimento por dia, ou seja, quem adquirir um ingresso com essa quantidade de alimento, poderá assistir todos os jogos daquele dia. Os ingressos estão disponíveis na Arena Albertina Salmon e para fazer a troca do quilo de alimento pelo ingresso, é só ir até o local e solicitar a quantidade desejada”, explicou.

Na tarde de segunda-feira, 9, o prefeito Marcelo Roque visitou a Arena Albertina Salmon, acompanhou os treinamentos das equipes e verificou a estrutura do local para as partidas que iniciam na manhã de terça-feira, 10. O prefeito aproveitou para desejar boa sorte aos times.

Anderson Andrade, o CEO da Copa Mundo do Futsal, explicou como a cidade de Paranaguá foi escolhida para ser sede desta grande competição de nível internacional. “Sempre fazemos uma análise da cidade como um todo e, além disso, também levamos muito em consideração a forma com que o prefeito Marcelo Roque e o secretário de Esportes, Helton abraçaram o evento. Em Paranaguá nós temos a estrutura da Arena Albertina Salmon que é espetacular, temos a estrutura hoteleira que também é espetacular, é uma cidade turística, é uma cidade que agrega em questão de visibilidade e por isso, como organização, analisamos nestes contextos e escolhemos a Cidade Mãe do Paraná como sede dentre tantas outras que se colocaram a disposição para sediar o evento”, explicou.

Ao todo são 12 equipes que estarão disputando a Copa Mundo do Futsal F12.Bet Sub-21. Segundo Andrade, as equipes irão apresentar partidas de alto nível e o torcedor poderá conferir a cada jogo. “São 12 equipes de qualidade, entre as principais equipes do mundo no futsal, o Barcelona e Palma da Espanha são referência no cenário mundial. O Alma vem com jogadores da seleção japonesa que vem crescendo muito, o Atlas da Colômbia da mesma forma, é uma equipe que agrega muito com jogadores da seleção da Colômbia e é uma seleção que tem feito a diferença no futsal sulamericano. River Plate e Boca Juniors são também fortes equipes conhecidas mundialmente, assim como o Peñarol que também é referência, além das equipes brasileiras (Joinville, Pato Futsal e Corinthians), que se classificaram através da etapa nacional e que são grandes referências e estarão desfilando seu futsal dentro de quadra”.

TRANSMISSÃO

Os jogos da Copa Mundo do Futsal F12.Bet Sub-21 terão transmissão ao vivo do canal do YouTube do Mundo do Futsal e também do canal do YouTube do craque Falcão. As partidas também serão transmitidas pelo SporTV, emissoras internacionais e também pela Rádio Ilha do Mel FM com a equipe esportiva Bola na Rede.

Foto: Divulgação / Sespor

ACESSIBILIDADE

A Arena Albertina Salmon conta com um espaço adaptado para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). O local será totalmente personalizado para receber este público e contará com protetores auriculares para atender àqueles com hipersensibilidade auditiva, garantindo isolamento acústico e além disso, profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semedi) estarão a disposição no local para supervisionar e atender às necessidades de todos os presentes.

“Após a inscrição on-line da pessoa autista e o acompanhante, é necessário retirar o crachá de identificação na Arena Albertina Salmon. Os 2 quilos de alimento para acompanhante é opcional”, explicou a Semedi. É necessário que a pessoa com TEA seja cadastrada, bem como o acompanhante, através do link https://forms.gle/DTfgAm17yp6tRsFE6.

A ideia que partiu da Secretaria Municipal de Gabinete Institucional (SEMGI) tem como objetivo incluir e garantir o acesso dos autistas a todos os lugares, afinal “lugar de autista é em todo lugar”, conforme destaca a secretária da pasta, Amanda Roque. “Estamos sempre buscando proporcionar experiências incríveis e cheias de alegria para todo nosso público autista, por isso acreditamos que esse espaço será muito importante para esse público”, destacou Amanda.

“A partir de terça-feira, 10, até domingo, 15, as feiras da Lua e do Artesão, acontecerão no estacionamento da Arena Albertina Salmon, das 12h às 22h. A ação é fruto de uma parceria entre a Secultur e a Secretaria de Esportes. Durante esses dias acontece a Copa do Mundo de Futsal”, informou a secretaria municipal de Cultura e Turismo.

CONVITE

“Logicamente queremos aproveitar para convidar toda a população de Paranaguá, agradecendo imensamente ao prefeito Marcelo Roque, ao secretário Helton, toda equipe da Secretaria de Esportes pelo respaldo e por isso convidamos a todos os para participar, prestigiar e torcer durante todos estes grandes jogos que vão acontecer. E com relação às entradas, não posso deixar de destacar o trabalho do prefeito e secretário para contemplar toda a população oferecendo a entrada sem custo (apenas contribuindo com 2kg de alimento não perecível), abrangendo também a questão social. Fica nosso convite como organização para todos prestigiarem este grande evento de futsal de nível mundial”, convidou o CEO da Copa Mundo do Futsal, Anderson Andrade.