conecte-se conosco

Esportes

Copa Mundo do Futsal Adulto Feminino será realizada em julho em Paranaguá

Evento esportivo deve movimentar a economia e o turismo

Publicado

em

Foto: Maurício Moreira/CBFS

No mês em que Paranaguá comemora 375 anos, o município recebe mais um evento esportivo de relevância internacional. A Copa Mundo do Futsal Adulto Feminino está confirmada para acontecer em Paranaguá entre os dias 3 e 10 de julho, na Arena Albertina Salmon. A expectativa é de que mais de 10 equipes participem da competição, que ainda está em fase de confirmação das delegações.

Entre os dias 16 e 23 de maio deste ano, a cidade foi sede da Copa Mundo do Futsal Sub-21 Masculino, repetindo o sucesso obtido em 2022, quando Paranaguá sediou o evento pela primeira vez. Diferente da competição masculina, que foi sub-21, a feminina será na categoria adulta.

Cidade foi sede da Copa Mundo do Futsal Sub-21 Masculino no mês passado, repetindo o sucesso obtido em 2022
Foto: Prefeitura de Paranaguá

A Copa Mundo do Futsal Adulto Feminino é a maior competição internacional de clubes da categoria. O acordo para a realização do evento esportivo foi oficializado em novembro do ano passado entre o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque; o secretário municipal de Esportes, Helton Ambrósio; e o CEO do Mundo Futsal, Anderson de Andrade.

Acordo para sediar o evento já foi firmado com a Mundo Futsal em novembro do ano passado
Foto: Prefeitura de Paranaguá

A competição deve ter a participação de clubes de países como Brasil, Espanha, Portugal, Itália, Rússia, Estados Unidos, Irã, Kuwait, Tailândia, Argentina, Colômbia, Austrália e outros. No ano passado, o evento foi realizado em Campo Grande (MS), onde a equipe do Stein Cascavel levou o título de forma inédita. 

Impacto na economia e turismo

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Paranaguá, a última Copa Mundo do Futsal foi responsável por movimentar o setor econômico da cidade e ajudou a promover o turismo, algo que espera se repetir no mês de julho.

Durante o evento, 25 ambulantes, 10 artesãos e cinco feirantes estiveram presentes comercializando os mais diversos tipos de produtos em frente a Arena Albertina Salmon. Além da movimentação em hotéis e pousadas, restaurantes e comércio em geral.

Em nove dias de evento, foram 38 jogos, que contaram com a presença de 30 mil pessoas. No total, 15 equipes de 10 países diferentes participaram da competição, contando com cerca de 300 atletas, 90 membros das comissões técnicas e 15 membros do staff Mundo do Futsal. Paranaguá esteve em destaque no mundo inteiro com a transmissão ao vivo para Argentina, Japão, Colômbia, Rússia, Espanha e Brasil (Sportv, Mundo do Futsal, CBFS TV e CATVE).

Em alta