Esportes

COB vê com alívio adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021

Decisão foi anunciada na terça-feira, 24, após reunião entre COI, governo japonês e Comitê Organizador Tóquio 2020

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou na terça-feira, 24, juntamente com o governo japonês e o Comitê Organizador Tóquio 2020, o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que ocorreriam a partir de 24 de julho de 2020, tendo como nova data limite o verão de 2021 no hemisfério norte.

Com mais de 375 mil pessoas infectadas pelo Coronavírus em quase todos os países do mundo, a decisão foi tomada visando à proteção da saúde dos atletas e de todos os envolvidos no maior evento esportivo do mundo.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB), que havia se manifestado a favor de uma possível alteração de data no sábado, 21, vê com alívio a medida.

“Sempre tivemos confiança de que o presidente Thomas Bach seria capaz de liderar com serenidade e segurança o Movimento Olímpico nesse momento histórico. Os atletas são o centro das preocupações do COB e do COI e, por isso, a comunidade olímpica do Brasil está bastante satisfeita com a decisão”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira, destacando que todos os esforços do Brasil e do mundo devem estar concentrados agora no combate à pandemia. “Estaremos todos nessa luta contra um adversário perigoso. Usando da resiliência, coragem e trabalho em equipe, tantos valores que o esporte nos ensina, seremos capazes de vencer o novo Coronavírus”, completa.

Na reunião de terça-feira, em Tóquio, ainda ficou decidido que a Chama Olímpica permanecerá no Japão por se tratar de uma “luz no fim do túnel”. Os Jogos manterão o nome de Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020.

“Vamos continuar o trabalho de preparação da delegação com base no que já havíamos feito para julho deste ano. Mas, é claro, trata-se de uma situação nova em que temos diversas questões que precisamos buscar respostas. Teremos que replanejar, fazer novos estudos, falar com nossos patrocinadores e fornecedores, conversar com as nossas bases no Japão, entre outros. Seguiremos trabalhando para oferecer uma estrutura de excelência ao Time Brasil”, disse o diretor-geral do COB, o campeão olímpico Rogério Sampaio.

Na segunda-feira, 23, foi enviado para atletas e Confederações um manual com orientação para treinamento e prevenção ao Coronavírus. O Comitê Olímpico do Brasil reitera seu compromisso em participar ativamente e engajar sociedade e atletas nas medidas de prevenção e combate à pandemia.

Com informações do COB

Foto: Ana Patrícia/Exemplus/COB


COB vê com alívio adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021Avatar de Redação

Redação

COB vê com alívio adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar